Criador, artilheiro e decisivo: Eriksen, a grande esperança da Dinamarca na Copa do Mundo #2LnaCopa

Foto destacada: AFP

A Dinamarca está de volta à Copa do Mundo depois de oito anos. Após decepções e fracassos nas tentativas de se classificar para as grandes competições nas últimas edições (tanto da Copa, quanto da Euro) os dinamarqueses voltarão a ver sua seleção disputando um Mundial, agora na Rússia. E se isso está acontecendo, muito se deve a um jogador que fez a diferença: Christian Eriksen.

A sua chegada à seleção foi meteórica: depois de iniciar como profissional pelo Ajax em janeiro de 2010, já estava participando de seu primeiro amistoso pela nação dois meses depois. Em maio daquele ano, Eriksen teve seu nome anunciado na lista de convocados para a Copa do Mundo da África do Sul, e com 18 anos e quatro meses, foi o jogador mais novo a participar daquela competição. Ele também esteve com a camisa do país no último grande campeonato disputado, a Euro 2012 – quando a Dinamarca foi eliminada na primeira fase.

Eriksen Tottenham Stoke PL 2017-18
Além da seleção, Eriksen é destaque também no Tottenham (Foto: Steve Bardens/Getty Images)

O meia de 26 anos vive o seu melhor momento na carreira. Pelo seu clube, o Tottenham, já foi eleito duas vezes o melhor jogador do clube na temporada, e ao final da atual época da Premier League (2017/18), figurou pela primeira vez no PFA Team of the Year – escalação dos melhores da temporada feita pela Associação Profissional de Jogadores da Inglaterra. Pela seleção, são 77 partidas e 21 gols, já sendo o 15º maior artilheiro da história da De Rød-Hvide.

E o talento se refletiu nas Eliminatórias para a Copa da Rússia. O camisa 10 fez onze gols em doze jogos, sendo o terceiro artilheiro do campeonato empatado com o belga Romelu Lukaku (atrás apenas do polonês Robert Lewandowski, com 16, e do português Cristiano Ronaldo, com 15). Após ficar em segundo lugar no grupo E, a Dinamarca foi disputar a repescagem contra a Irlanda. E depois de um empate sem gols na ida, Eriksen apareceu.

A Dinamarca precisava empatar com gols ou vencer fora de casa, com uma grande pressão da torcida local, para se garantir na Copa. E fez isso de forma histórica graças ao seu grande jogador: Eriksen chamou a responsabilidade, marcou um hat-trick e comandou a sonora vitória por 5 a 1. No jogo mais importante, ele mostrou suas principais características: poder de armação, movimentação constante e força decisiva para marcar gols, mesmo sendo o meia criador. O mapa de calor dele naquela partida indica bem como ele costuma jogar pela seleção, buscando o jogo por todos os lados e criando os espaços para ele próprio ou seus companheiros.

Eriksen Heat Map Denmark Ireland Qualifiers World Cup 2018
Mapa de calor de Eriksen no 5 a 1 contra a Irlanda na repescagem; ele costuma se movimentar em todo o ataque e buscar o jogo (Foto: SofaScore)

Como destacado anteriormente, Eriksen vai para o seu segundo Mundial. Em 2010, ainda muito jovem, ele entrou em duas partidas (derrotas por 2 a 0 para a Holanda e 3 a 1 para o Japão) e viu seu time ser eliminado ainda na primeira fase. Mas na época, ainda era considerado uma grande promessa e continuou seguindo seu caminho com a camisa vermelha.

Agora o patamar é outro. Vindo de uma grande temporada no seu clube, tornando-se o ídolo máximo da atual geração do seu país e comandando sua seleção rumo à vaga na Copa – é assim que chega Christian Eriksen, que pode e deve ser considerado como um dos candidatos a destaque do Mundial da Rússia. Em nenhum momento durante a carreira algum time dependeu tanto de sua habilidade como a Dinamarca depende de Eriksen. E são nesses momentos que grandes jogadores como ele aparecem.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.