Qualidade no meio e experiência: Obi Mikel é o principal nome da Nigéria para o Mundial #2LnaCopa

Foto destacada: Epsilon

Na Rússia, a seleção nigeriana disputará a sexta Copa do Mundo da sua história. E dentro do elenco que representará o país africano estará o experiente John Obi Mikel, ex-jogador do Chelsea e atualmente no Tianjin Teda da China, que disputará seu terceiro mundial em solos russos. O meio-campista é, sem dúvidas, um dos maiores a vestir a camisa verde da Nigéria e considerado por muitos como inalcançável, superando nomes de peso como Jay-Jay Okocha e Nwankwo Kanu.

Mikel defendeu as cores dos Blues por 10 anos (Foto: Catherine Ivill/AMA)

Após atuar em 2010 e 2014, na África do Sul e Brasil, respectivamente, Mikel chega à Rússia com muito mais experiência e como o cara do time, definitivamente. Peças como Victor Moses, Kelechi Iheanacho e Ahmed Musa podem auxiliar o camisa 10 a levar a Nigéria à fase de mata-mata, tarefa longe de ser das mais fáceis, devido ao grupo complicado no qual está inserido a seleção africana, ao lado de Argentina, Croácia e Islândia.

John Michael Nchekwube Obinna tem 31 anos e chegou ao Chelsea no ano de 2006, chegando da equipe norueguesa do Lyn. Na equipe inglesa foi comandado por diferentes treinadores, como, principalmente, José Mourinho, Carlo Ancelotti e Roberto Di Matteo. Com o time londrino alcançou muitos conquistas e levantou a taça da Uefa Champions League na temporada 2011/12, derrotando o Bayern de Munique na grande final, dentro da Allianz Arena.

Argentina e Nigéria se enfrentarão na fase de grupos novamente (Foto: Epsilon)

Também se sagrou campeão inglês em duas oportunidades, nas temporadas 2009/10 e 2014/15. Além de conquistar títulos das copas nacionais, chegando a cinco triunfos, sendo três Copas da Inglaterra e duas Copas da Liga Inglesa. Na temporada posterior ao título da Champions League, por ter caído na fase de grupos do maior torneio de clubes do mundo, disputou as fases seguintes da Europa League e levantou outro troféu.

Com a seleção nigeriana chegou ao título da Copa Africana de Nações no ano de 2013, na edição que foi eleito o melhor jogador da competição. Na última Copa do Mundo, recebeu o prêmio de melhor em campo no confronto diante do Irã, pela fase de grupos, em jogo que terminou empatado em 1 a 1. Em 2016, também no Brasil, disputou os Jogos Olímpicos, sendo um dos três acima de 23 anos, ou seja, sem ter idade olímpica, conquistado a medalha de bronze no torneio.

Foto: Gustavo Andrade/AFP

Tendo uma posição de destaque na equipe comandada por Gernot Rohr, o camisa 10 oferece ao time um bom combate, auxiliando os demais jogadores de meio de campo, além de possuir um bom passe de médias a longas distâncias e chutes perigosos de fora da área.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.