Luis Tejada e Blas Pérez: a dupla que encanta o Panamá e quer encantar o mundo

Poucas seleções no mundo desfrutam do prazer de ter seu maior artilheiro em atividade. Das 32 delegações da Copa do Mundo 2018, nove ainda contam com seu goleador máximo. Entre os exemplos estão a Argentina com Lionel Messi, Portugal com Cristiano Ronaldo, o Uruguai com Luis Suárez, a Polônia com Robert Lewandowski, a Colômbia com Falcao Garcia, o México com Chicharito Hernández, o Peru com Paolo Guerrero, a Austrália com Tim Cahill… E o que dizer do Panamá, que tem os dois maiores artilheiros ativos?! São os casos dos atacantes Luis Tejada, 36 anos, e Blas Pérez, 37 anos. Convocados à primeira participação mundialista de Los Canaleros, eles dividem o topo da lista de jogadores mais bem sucedidos com incríveis 43 gols cada.

Outra coincidência os une: os compatriotas jogam pela seleção desde 2001. No desempate pela artilharia, melhor para Luis Tejada, que coleciona 43 tentos em 104 jogos, enquanto Pérez já entrou em campo 116 vezes. Portanto, as respectivas médias são de 0,41 e 0,37 gols por partida. Ambos constroem suas carreiras no continente americano, com rápidas passagens pelo outro lado do Oceano Atlântico. No ano de 2005, Tejada vestiu a camisa do Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos. Pérez, por sua vez, foi jogador do Hércules, da Espanha, na temporada 2007/2008, e do Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, em 2009.

Carinhosamente conhecido como El Matador, Luis Tejada foi revelado pelo Tauro FC, o maior campeão do país (dono de 13 taças), e atualmente defende o Sport Boys, do Peru. Além do futebol local e do peruano, também tem passagens pelo colombiano, norte-americano e mexicano. É daqueles atacantes clássicos que se movimentam pela área à espera do passe para concretizar o gol e correr para o abraço. Não à toa veste a camisa 9 da Sele.

Leia também -> Panamá na Copa do Mundo: a realização de um sonho

Luis Tejada e Blas Pérez - Panamá
Juntos na seleção do Panamá desde 2001, Luis Tejada (à esquerda) e Blas Pérez (à direita) são os maiores artilheiros da história de Los Canaleros (Rodrigo Arangua/AFP/Getty Images)

Blas Pérez, por sua vez, ascendeu ao profissionalismo no Panamá Viejo FC e hoje joga no Deportivo Municipal, da Guatemala. Também fez carreira na Colômbia, Bolívia, México, Estados Unidos da América e Canadá. Em comparação ao colega de seleção, o dono da camisa 7 do Panamá circula mais no último terço do campo. Assume não apenas a função de finalizador, mas também a de marcador.

Muito entrosada, a dupla é a principal arma dos panamenhos em busca de uma campanha ao menos honrosa na Rússia. Com Bélgica, Inglaterra e Tunísia pela frente, nossos irmãos latinos da América Central têm consciência do grupo extremamente difícil o qual os aguarda. Sendo assim, querem aproveitar a competição ao máximo por estarem vivendo a realização de um sonho. É em Tejada e Pérez que os torcedores canaleros depositam suas fichas na esperança por uma surpresa no gelado e vasto território que compreende o leste da Europa e o norte da Ásia. As pessoas apaixonadas por futebol sabem o quão privilegiadas são por terem ídolos. Pois bem, os torcedores da Marea Roja têm logo dois na linha de frente do time!

O Panamá surpreendeu o planeta ao conquistar sua primeira classificação a uma Copa do Mundo, deixando para trás seleções mais conhecidas mundialmente, tais como Estados Unidos da América e Honduras. E quer continuar a surpreender, agora na fase final da maior festa do futebol. Sob a batuta do maestro Hernán Dario Gómez, Luis Tejada e Blas Pérez são os principais integrantes desta orquestra.

Inclusive, em entrevista coletiva durante a preparação para o torneio na Rússia, eles adiantaram que irão se aposentar da equipe nacional após o certame. Consequentemente, o povo panamenho terá a última oportunidade de ver seus grandes ídolos com o manto da Sele. Vão deixar muitas saudades, sem dúvida alguma. Por outro lado, estarão eternamente nos corações dos adeptos.

 

Crédito da foto principal: Scott Iskowitz/LatinContent/Getty Images

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.