Sadio Mané é a ‘chave’ para Senegal surpreender na Copa do Mundo

lista dos 23 nomes convocados de Senegal para a disputa da Copa do Mundo trouxe boas expectativas quanto à campanha da seleção no torneio. Com jogadores atuando em grandes clubes e experientes em torneios internacionais, alguns apostam que a equipe africana possa reeditar a edição de 2002, quando chegou às quartas-de-finais na primeira participação do país em mundiais. Entre os destaques, podem ser citados o zagueiro Kalidou Koulibaly, do Napoli-ITA, e o atacante Sadio Mané, do Liverpool-ING. Apesar do defensor estar presente nos melhores da temporada do Calcio em 17/18, Mané pode ser o diferencial dos africanos. A velocidade espantosa que chega a atingir, fora a habilidade, obriga os adversários a se manterem atentos.

sadio mane
Foto: Divukgação/Fifa

Formado no Génération Football, tradicional ‘escola’ de futebol em Senegal, chamou atenção de um olheiro do Metz, da França, onde iniciou sua carreira profissional. No clube francês, mostrou pela primeira vez a velocidade atordoante aos adversários. Não por acaso, no final da temporada seria contratado por 4 milhões de euros pelos austríacos do Red Bull Salzburg. Foram 31 gols em duas temporadas, até que a Premier League bateu na sua porta, quando o Southampton ofereceu 23 milhões de euros aos Touros. Sem pensar duas vezes, se dirigiu à liga mais disputada do mundo, onde se apresentou ao mundo na dupla de ataque com Graziano Pellè. No The Saints, cansou de dar assistências e marcar golaços. Rapidamente vários gigantes ingleses demonstraram interesse, mas foi o Liverpool quem desembolsou a incrível quantia de 41,2 milhões de euros. Em Anfield, se adaptou quase instantaneamente no esquema de Jürgen Klopp e o ataque formado por Roberto Firmino e Philippe Coutinho, o que se tornaria um quarteto mágico com a chegada de Mohamed Salah.

mane_liverpool
Foto: Divulgação/Liverpool FC

 

Além de tudo, o senegalês chega à Rússia em ótima forma.  Pelos Reds nesta temporada, marcou 20 vezes e colaborou com sete assistências nas 44 partidas em que esteve nos gramados. Ao lado de Salah e Firmino, formou o ataque mais letal na história da Champions League, ultrapassando o MSN (Messi, Suarez e Neymar no Barcelona 14/15) e BBC (Benzema, Bale e Cristiano Ronaldo no Real Madrid 13/14). Dos 44 gols feitos pelo time inglês, Mané balançou as redes em 10 oportunidades. O mais importante foi na decisão contra o Real Madrid. Apesar de perder o título, marcou seu nome na história como o primeiro senegalês a fazer gol em final da competição europeia.

O desempenho na seleção não é diferente. Desde 2012 aparecendo nas convocações, Mané entrou em campo 49 vezes e converteu 14 gols. Porém, mesmo considerado ídolo no país, viveu momentos de crise na relação com a torcida senegalesa. Após ser cortado da Copa Africana de Nações em 2015 por uma lesão, foi chamado para a edição do torneio de 2017. Na fase de grupos, marcou em cada partida contra Tunísia e Zimbábue. Nas quartas-de-finais frente ao Camarões, o jogo foi para os pênaltis, e ele foi o responsável pela eliminação do país ao errar a cobrança decisiva. Aos prantos, saiu de campo amparado pelos companheiros, e em entrevista pediu perdão pelo erro. Infelizmente, há marginais no mundo inteiro em todos os setores da sociedade, inclusive no futebol. Inconformados com a falha, depredaram os carros e a casa dados pelo atleta à família.

O craque mostrou ao jogar as Eliminatórias Africanas que não se abalou, ao ser peça vital da equipe para a classificação ao Mundial de 2018.  Senegal não teve problemas para obter a vaga e encerrou a qualificatória de maneira invicta, com Mané atuando de forma decisiva e trazendo de volta o orgulho dos senegaleses em disputar a Copa, que não participavam desde a histórica campanha de 2002. Mesmo possuindo uma geração melhor do que aquela de Hadji Diouf, é certo que o rendimento do extremo-ponta irá ditar até onde os Leões da Teranga podem chegar.

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.