Vinte jogadores para ficar de olho na Copa do Mundo – Parte II

Carregando o posto de ser o maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo se tornou, obviamente, um ‘evento’ em que muitos jogadores até então não muito conhecidos do grande público conseguem mostrar toda a habilidade que possuem. Os exemplos de atletas que conseguem transferências para grandes centros da Europa após o Mundial são muito grandes.

Dessa maneira, o DoisLances preparou um artigo citando 20 jogadores que todos deveriam ficar de olho na Copa do Mundo da Rússia. Podem até ser atletas conhecidos por alguns fãs do futebol europeu, mas que, com certeza, são desconhecidos do público em geral. São os chamados ‘Underdogs’.

874720574.jpg
Foto: Daniel Apuy/LatinContent WO/Getty Images

Jefferson Farfán

Posição: ATA/PD

Desempenho na temporada: 14 gols e 7 assistências

Clube: Lokomotiv Moscou

É o jogador mais “rodado” da lista: saiu cedo do Alianza Lima, foi para o PSV e fez parte do elenco da equipe holandesa que chegou à semi-final da Uefa Champions League na década passada. Após isso, jogou por sete anos no Schalke 04 e se transferiu para o Al-Jazira, dos Emirados Árabes, onde impressionou, não teve seu contrato renovado e ficou sem clube durante alguns meses. O Lokomotiv, então, apostou no peruano e o contratou.

Foi peça chave para o time conquistar o terceiro Campeonato Russo de sua história, assumindo a função de atacante. Sua agilidade, seus dribles – apesar de não serem reproduzidos da mesma maneira que eram no auge do atleta – e principalmente seu senso de posicionamento na região da entrada da área, tanto em bolas paradas quanto em jogadas de transições, fizeram de Farfán um bom atacante, mesmo que ele tenha exercido a função de ponta – sua ‘natural’ – em algumas partidas na temporada.

Sem Paolo Guerrero, suspenso pelo TAS, Jefferson Farfán pode ocupar um papel fundamental na seleção treinada por Ricardo Gareca. Ao lado de Raul Ruidíaz, os dois podem inverter as posições entre o atacante e o ponta direita, formando um sistema ofensivo móvel e que seja passível de variações dentro de uma própria partida.

Menção honrosa: Edison Flores (PE, Aalborg)

963450592.jpg
Foto: Quality Sport Images/Getty Images

Hamdi Nagguez

Clube: Zamalek

Desempenho na temporada: médias de 2.8 desarmes e 1 interceptação por partida; 0 gols e 6 assistências

Posição: LD

Primeiro e único jogador a atuar na África, mais precisamente no futebol egípcio, Hamdi Nagguez é, há alguns anos, um dos melhores jogadores do continente. O defensor tunisiano, inclusive, chamou a atenção de clubes como Crystal Palace e Newcastle na janela de meio da temporada, de acordo com alguns veículos de mídia ingleses.

Nagguez foi revelado pelo Étoile Sportive du Sahel em 2013, assumindo a titularidade da equipe com apenas 19 anos. É um atleta bastante ofensivo, quase atuando como um ala ou lateral apoiador, de forte chegada no terço final do campo, atrelado com uma boa condição física – tanto para correr quanto para disputas corpo-a-corpo – e na qualidade técnica, vide os bons cruzamentos que consegue executar.

Visto as características apresentadas, Hamdi Nagguez é um jogador que se encaixa perfeitamente nos moldes de Nabil Maaloul, treinador da Seleção Tunisiana, que é marcada por ser uma equipe de boa qualidade técnica, que gosta da bola no chão e das jogadas trabalhadas – nesse contexto, as investidas do lateral são importantes para criar diversas chances aos tunisianos. Apesar de ter sido preterido pelo zagueiro Bronn em alguns dos últimos amistosos, Nagguez pode contribuir muito quando estiver em campo, mesmo com algumas limitações defensivas.

664199652.jpg
Foto: TF-Images/Getty Images

Bruno Fernandes

Clube: Sporting

Desempenho na temporada: 16 gols e 20 assistências

Posição: MEI

Bruno praticamente jogou toda sua carreira profissional na Itália, passando por Novara, Udinese e Sampdoria. Apesar de ter sido um jogador sólido para as três equipes, nunca conseguiu chamar muito a atenção em um dos campeonatos mais disputados do mundo, mas o Sporting resolveu aposta na habilidade do jogador, que simplesmente revolucionou os Leões e o futebol português.

Isso se dá pela mobilidade e incrível habilidade de Bruno. O camisa 8 joga preferencialmente como meia-armador, mas pode tranquilamente exercer as funções de segundo volante – ou meia central –, segundo atacante e até meia pelo lado direito. Toda essa versatilidade prova o quanto o atleta é importante dentro do campo, conseguindo executar diferentes movimentos em uma mesma partida.

É um verdadeiro controlador do jogo. Além de sua mobilidade, tem ao seu lado uma grande capacidade de encontrar companheiros livres por meio de passes. Jogando em uma equipe que tem Bas Dost como referência, os cruzamentos de Bruno Fernandes também estão longe de deixar a desejar. Sua melhor qualidade, porém, são os chutes a média distância – na temporada, o português teve a média de acertar 30% de suas finalizações no alvo. Com o momento conturbado vivido no Sporting, deve ser um alvo muito visto do mercado, já que possui capacidade para jogar em grandes centros do continente.

Menção honrosa: Gonçalo Guedes (ME, Valencia)

694074416.jpg
Foto: Quinn Rooney/Getty Images

Nicolás Tagliafico

Clube: Ajax

Desempenho na temporada: médias de 2 rebatidas e 3.2 interceptações por partida; 1 gol e 2 assistências

Posição: LE

Tagliafico foi um dos destaques do Independiente durante muito tempo e o capitão do Rey de Copas na conquista da Sul-Americana, no ano passado. Foi, durante todo o tempo que ficou na Argentina, um dos melhores defensores do país, o que resultava na pressão de muitos torcedores – não apenas do Rojo – pela sua convocação para a Seleção Argentina, já que podia atuar tanto de lateral-esquerdo quanto de zagueiro, duas posições um tanto quanto precárias para Jorge Sampaoli.

Assinou com o Ajax na metade da temporada e não sentiu a mudança de continente, logo tomando conta da posição de lateral-esquerdo no tradicional time holandês. É um defensor muito técnico, com qualidade nos dois lados do campo, que é bom nos dribles curtos, tecnicamente – na questão de passes –, e no jogo aéreo defensivo. Apesar de ser um pouco indisciplinado, é um atleta praticamente completo.

Apesar de ter recebido sua convocação para a seleção principal apenas em 2017, Tagliafico se tornou, por conta de todos os motivos citados, a principal opção de Jorge Sampaoli na lateral-esquerda, uma posição que antes dava dor de cabeça, mas que parece que achou sua solução.

872703234.jpg
Foto: Jean Catuffe/Getty Images

Hirving Lozano

Clube: PSV Eindhoven

Desempenho na temporada: 19 gols e 11 assistências

Posição: PD/PE

Após ser eleito como melhor jogador da Concacaf Champions League de 2016-17, sendo o artilheiro, com oito gols, ‘Chucky’ Lozano atraiu os olhos de muitas equipes, incluindo os rivais da cidade de Manchester, mas resolveu assinar com o PSV, onde jogaria a Eredivise, um campeonato que seria – em tese – perfeito para seu desenvolvimento. E foi.

Na Holanda, sob o comando de Phillip Cocu, Lozano continuou com a forma artilheira que marcou seus últimos meses no Pachuca. Atrelado a isso, o mexicano conseguiu desenvolver ainda mais sua qualidade técnica, também tendo muitos envolvimentos com assistências. Apesar disto, não conseguiu abandonar seu pavio curto, tendo recebido quatro cartões amarelos e sendo expulso duas vezes durante o Campeonato Holandês – mesmo assim, foi um dos jogadores da temporada no país.

Pela Seleção Mexicana, joga preferencialmente pelo lado esquerdo – diferente do que atuou em alguns jogos pelo PSV – o que ajuda para suas jogadas de cortes em diagonal, favorecendo seus chutes com a perna direita. Lozano tem a “vantagem” de conhecer a Rússia – tendo, inclusive, feito um gol na Copa das Confederações, na partida contra o país-sede.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.