Griezmann: a esperança francesa

Foto destacada: Lars Baron (GettyImages)

Após ter a campanha interrompida pela campeã Alemanha na Copa do Mundo de 2014, a França chega com expectativa alta para a Copa da Rússia. Com craques badalados como Mbappé, Pogba e Griezmann, a França terminou as eliminatórias europeias na 1ª colocação com 23 pontos e apenas uma derrota sofrida, deixando pra trás a Suécia e a tradicional Holanda. Na Copa, a França fará parte do grupo C, e vai enfrentar adversários como o Peru, a Dinamarca e a Austrália, um grupo relativamente tranquilo para a campeã de 98.

Um dos maiores responsáveis pela possibilidade de sucesso francês é Antoine Griezmann, o atacante de 27 anos chega com moral para a Copa de 2018 após ter sido eleito o melhor jogador da UEFA Europe League e ter marcado dois gols na final, onde o Atlético de Madrid foi campeão.

Bom finalizador e criativo, Griezmann tem como principais características a precisão nos chutes e o bom passe, além de boa movimentação, o que muitas vezes confunde os adversários. É um atacante moderno e que seria titular em praticamente todos os times da Europa. Mas se engana quem pensar que seu inicio de carreira foi fácil. Quando garoto, nenhum time na França o quis, o que o motivou a ir à Espanha e fazer um teste na Real Sociedad, time que o acolheu por 9 anos. No time basco, Griezmann foi conquistando seu espaço no futebol espanhol, junto com isso, veio a regularidade nas convocações para as seleções de base da França. A transferência para o Atlético Madrid gerou opiniões divididas na época, muito por conta do valor: o time de Madrid pagou a multa rescisória de 30 milhões de euros.

“Ninguém o queria na França, então ele teve a coragem de ir para a Real Sociedad. É nessas horas que você percebe quem é um grande jogador, quando ninguém acredita nele.” – Henry

A primeira temporada de Griezmann no Atleti foi de ótimos números e de certa forma surpreendente. O francês chegou a marcar 22 gols no campeonato espanhol, e só ficou atrás de Cristiano Ronaldo e de Lionel Messi. Com o fim da temporada 17/18, Griezmann concluiu sua quarta temporada no Atlético de Madrid, e somou 102 gols em 191 partidas. Uma média de 0,53gol por jogo.

c6110f3fa25d167628993f48c6a339a1
Griezmann é apaixonado por basquete e futebol, não é muito difícil ver o francês jogando Football Manager ou FIFA

Na França, Griezmann foi convocado pela primeira vez para a seleção principal para um amistoso contra a Holanda, em 2014. O atacante esteve presente na Copa do Mundo do Brasil, mas passou em branco nas cinco partidas feitas pela França. Griezmann despontou mesmo foi na Eurocopa de 2016 que foi disputada na França. E ele se sentiu em casa durante boa parte da competição: o atacante marcou seis gols e foi o artilheiro e melhor jogador da competição. El principito, como é conhecido por conta de ter uma tatuagem do clássico O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, sofreu várias críticas por perder um pênalti e pouco aparecer na final da UEFA Champions League de 15/16 contra o Real Madrid. Essas críticas voltaram a aparecer na final da Euro 2016. Contra Portugal, Griezmann pouco apareceu, e quando teve as chances, as desperdiçou, como não costuma perder.

O ano de 2016 foi para Griezmann esquecer, perdeu a final da UEFA Champions League para o maior rival do Atlético, e também perdeu a Eurocopa dentro de casa para a seleção portuguesa, que até então não tinha nenhum título em sua história. A Copa do Mundo da Rússia é uma chance de Griezmann provar, para quem ainda duvida, que não é pipoqueiro, e também uma chance de dar à França seu bicampeonato mundial.

622_5a499900-7a7f-3ce9-af68-aa2680e59a24
Influenciado por Godín e Giménez, Griezmann virou fã de chimarrão e torcedor do Peñarol (Foto: Twitter/Reprodução)

A seleção Francesa vai para a Rússia com uma seleção muito mais badalada e forte que as de 2010 e de 2014.  Griezmann tem totais condições de fazer uma grande competição, mas para isso terá que contar com a ajuda de alguns ótimos jovens jogadores como Mbappé, Fekir e Lemar.

Griezmann e companhia estreiam na Copa do Mundo no dia 16 de junho contra a Austrália, às 7 horas da manhã (horário de Brasília). E a cobertura da seleção francesa e de todas as outras você pode acompanhar aqui no doislances.com!

Anúncios

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.