Tite ressalta nível do amistoso e mostra cautela com Neymar: “Não vou precipitar nada”

Foto destacada: James Williamson – AMA

A Copa do Mundo é logo ali! E no final da manhã e começo de tarde deste domingo (03), a Seleção Brasileira enfrentou a equipe da Croácia no penúltimo amistoso de preparação antes da estreia do Brasil no Mundial. Mesmo com primeiro tempo travado, os comandados alcançaram a vitória por 2 a 0, com golaço de Neymar, que retornou após três meses da cirurgia, e tento de Roberto Firmino no último lance da partida.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O técnico Tite, iniciando sua entrevista coletiva, falou sobre a qualidade do confronto contra os croatas: “Jogo de alto nível, qualidade técnica muito alta das duas equipes. Recursos técnicos apreciados quando vê Modric, Neymar, Coutinho, fica um espetáculo com a grandeza do jogo de hoje. Com dificuldades, uma marcação curta e acelerada da Croácia, dificultando nossa saída de bola e criando chances. Mas é nossa ideia de futebol e assim corremos risco. É inevitável”.

O treinador se mostrou feliz com o bom retorno do camisa 10 da sua seleção, o craque Neymar e afirmou que a titularidade do atacante frente à Áustria dependerá de algumas coisas. “Não vou precipitar nada, vou esperar que os treinamentos falem. Ele voltou acima do padrão normal, muito acima da minha expectativa. Eu esperava muito menos dele porque é um processo de retomada. O atleta diferente vai retomar mais aceleradamente, vai passar etapas. Se ele cair num jogo e seu desempenho for mais baixo… Ele vai ter oscilações que teve nos treinamentos até estar no padrão normal no terceiro ou quarto jogo”, disse o comandante.

Neymar marcou grande gol (Foto: Mark Leech/Offside)

Perguntado se o trio Willian, Neymar e Coutinho poderá ser titular, Tite respondeu: “Tenho que ter observações, dados estatísticos, uma análise secundária. A primeira é de sentir o jogo, é visual. O Couto deu essa possibilidade. Willian está muito bem. Neymar voltou bem. Passa a ser uma possibilidade, mas por mais ansioso que eu possa ser, tenho que dar tempo de recuperação e trabalho. Mas que passa a ser uma possibilidade real, isso sim. Porém vencemos a Alemanha com Fernandinho por dentro”.

O técnico também falou sobre a pouca participação de Fernandinho na criação. “Ele participou nesse jogo pouco, não como um conceito porque ele é articulador e tem bom passe. Quando tu enfrenta jogos de alto nível, em termos estratégicos o adversário vai estar melhor em alguns momentos. No intervalo eu perguntei se queriam enfrentamento difícil. A marcação foi boa, o Modric saía do Fernandinho quando a bola rodava, agredia a marcação e cortava linha de passe. Não conseguimos furar essa primeira linha, quando conseguimos eles mataram com faltas. Depois o ritmo vai baixando. Mas esses aspectos todos contam”, declarou Adenor.

Firmino teve tranquilidade para fazer o segundo gol (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Finalizando, Tite comentou sobre Danilo e Willian. “Danilo jogou muito. Muito! As ações defensivas de cobertura beiraram a perfeição e as ultrapassagens foram no timing exato. Não queira trazer construção e habilidade do Marcelo para ele. Vai ter força e sustentação, surpreendentemente o Danilo jogou muito. Ninguém constrói igual ao Marcelo”, disse.

Sobre Willian, o técnico expressou: “Eu tenho feito vídeos individuais de abordagem aos atletas. E conversando com Willian, já consegui fazer isso com 14 ou 15, filtramos momentos táticos, técnicos, disciplinares, bons e ruins para mostrarmos. Falei para ele: sabe o que eu faria se eu fosse técnico adversário e jogasse contra você? No final do vídeo eu te mostro. O repertório que ele tem: chute, drible, velocidade, jogada combinada e recomposição. Ele é diferente”.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.