Fluminense tenta alcançar vice-liderança do Brasileirão contra o Paraná

Encerrando a nona rodada do Campeonato Brasileiro 2018, o Paraná Clube recebe o Fluminense, nesta segunda-feira (4), às 20h, no estádio Durival de Brito, em Curitiba. Enquanto o tricolor curitibano quer somar pontos para sair da zona de rebaixamento, o carioca almeja a vice-liderança da competição. Veja o que está em jogo e como as equipes se prepararam para este confronto.

Com quatro derrotas nos últimos quatros jogos (seis no total), o Paraná soma apenas três pontos em 24 disputados. Que a jornada na Série A não seria fácil, era sabido. No entanto, não se esperava que time paranista tivesse um início tão ruim. A abertura da rodada até foi boa. Das últimas seis equipes da tabela, apenas o Santos venceu.

O Paraná ainda deixou a lanterna mesmo sem ter entrado em campo. Isso porque o Ceará, que tem a mesma pontuação e ainda não venceu, acabou derrotado pelo Cruzeiro, superando o time paranaense no quesito pior saldo de gols: -9 contra -10. O primeiro time fora da zona de rebaixamento é o Atlético-PR, como nove pontos.

O Fluminense caiu cinco posições na tabela devido aos resultados do final de semana, ficando momentaneamente na nona colocação, com 14 pontos. No entanto, o Fluzão pode subir sete degraus caso derrote o Paraná nesta noite. Assim, a equipe comandada por Abel Braga assumirá a vice-liderança do campeonato de forma isolada, com 17 pontos, atrás apenas do Flamengo, que tem 20. Um empate pode levá-lo, no máximo, ao quinto lugar, posição que ocupava no início da rodada.

Em busca da primeira vitória

De volta à elite do futebol brasileiro após 10 anos, o Paraná Clube não tem conseguido acompanhar o padrão das demais equipes. Nem mesmo a Vila Capanema, sua grande aliada na campanha do acesso, tem colaborado desta vez. O Tricolor conquistou apenas dois pontos dentro de seus domínios (0 a 0 contra Grêmio e Atlético-PR).

Depois da derrota para o Vasco da Gama na última quarta-feira (30), o presidente do clube, Leonardo Oliveira, e o técnico do time, Rógerio Micale, fizeram duras cobranças ao elenco. O mandatário chegou a garantir a manutenção do treinador no cargo, transferindo a responsabilidade dos resultados ruins para os atletas.

Irapitan
Foto: Irapitan Costa/ PRC

O Paraná terá alguns problemas para enfrentar o Fluminense. Suspensos, o zagueiro Neris e o volante Jhonny Lucas desfalcam o time. Além disso, o atacante Silvinho foi vetado pelo departamento médico devido a um desconforto muscular. A boa notícia fica por conta dos retornos do goleiro Richard e do atacante Raphael Alemão, liberados pelos departamentos médico e físico.

Veja os 23 relacionados

Goleiros: Thiago Rodrigues e Richard

Laterais: Alemão, Júnior, Mansur e Igor

Zagueiros: Jesiel, Cléber Reis e Ryan

Meio-campistas: Leandro Vilela, Torito González, Wesley Dias, Caio Henrique, Matheus Pereira, Gabriel Pires e Carlos Eduardo

Atacantes: Carlos, Thiago Santos, Luan, Diego, Léo Itaperuna, Guilherme Biteco e Raphael Alemão

Semana importante

Depois das vitórias contra Atlético-PR e Chapecoense, além do empate diante do Grêmio, o Fluminense segue sua sequência contra equipes do Sul do país. E assim como aconteceu nas últimas três rodadas, o objetivo do Tricolor das Laranjeiras é pontuar. Pela fragilidade do adversário e situação na tabela, a vitória nesta noite será muito importante para as pretensões tricolores. Um triunfo nesta segunda somado a uma vitória no FluxFlu da próxima quinta-feira, pode levar o Fluminense até a liderança do campeonato.

flu prep
Foto: Lucas Merçon/FFC

O Fluminense encerrou sua preparação no CT da Barra neste domingo (3). Antes de embarcar para Curitiba, o técnico Abel Braga simulou situações de jogo e treinou  também jogadas de bola parada. Houve ainda um trabalho específico de cobranças de pênaltis e faltas da entrada da área.

Sem o atacante Pedro, parado por tempo indeterminado devido a uma lesão na coxa, João Carlos será o homem responsável por mandar a bola pra rede. Será a estreia do jogador como titular. Antes, ele havia entrado na partida contra o Grêmio, justamente substituindo Pedro, na derrota para o Corinthians e na vitória sobre o Atlético-PR.

O técnico Abel Braga deve contar ainda com os retornos de Gum, Marcos Junior e Pablo Dyego, que voltaram a treinar com bola depois de não enfrentarem o Grêmio por problemas físicos.

Prováveis escalações

Paraná: Thiago Rodrigues (Richard); Junior, Jesiel, Cleber Reis e Mansur; Leandro Vilela, Torito González, Caio Henrique e Carlos Eduardo; Raphael Alemão e Carlos.

Fluminense: Júlio César; Renato Chaves, Gum e Luan Peres; Gilberto, Richard, Jadson, Sornoza e Marlon; Marcos Junior e João Carlos.

Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Auxiliares: Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP)


Crédito da imagem destacada:  Lucas Merçon/FFC

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.