Juventude e força ofensiva: conheça os 23 convocados da Dinamarca para a Copa do Mundo #2LnaCopa

Foto destacada: Michael Campanella/Getty Images

No último domingo (3), o técnico Age Hareide anunciou oficialmente os 23 convocados da Dinamarca para a Copa do Mundo da Rússia. Um dia antes da data limite estipulada pela Fifa para divulgação da lista final, a seleção dinamarquesa havia soltado no dia 14 de maio uma relação inicial de 35 nomes. Depois de uma semana de treinamentos, a lista foi reduzida por duas vezes, até chegar aos 23.

Os grandes destaques são os mesmos. O meia Christian Eriksen (Tottenham) é o grande craque e a principal esperança da equipe. Outros jogadores conhecidos importantes no time são o goleiro Kasper Schmeichel (Leicester City), os zagueiros Simon Kjaer (Sevilla) e Andreas Christensen (Chelsea), os meias Lasse Schöne (Ajax) e Michael Krohn-Dehli (Deportivo La Coruña), e os atacantes Yussuf Poulsen (RB Leipzig) e Pione Sisto (Celta de Vigo).

No setor ofensivo está a ausência mais sentida. O atacante Nicklas Bendtner, jogador em atividade com mais partidas e gols na história da seleção dinamarquesa, foi cortado do Mundial. Bentdner, com passagens conhecidas por Arsenal, Juventus e Wolfsburg, era um nome certo na convocação. Porém, em partida recente pelo seu clube (Rosenborg, da Noruega), ele sofreu uma lesão na virilha e não irá se recuperar a tempo da Copa.

Bendtner Denmark
Um dos mais conhecidos do time, Bendtner está fora da Copa (Foto: Lars Ronbog/FrontzoneSport via Getty Images)

O primeiro jogo contra o Peru, em especial, é muito importante. Provavelmente iremos lutar pelo segundo lugar no grupo com eles, e para isso temos de ter todos os jogadores em forma“, afirmou Age Hareide ao justificar a ausência do atacante.

Com isso, a lista já está oficialmente definida. Confira abaixo uma pequena análise, posição por posição, dos 23 convocados da De Rød-Hvide.

GOLEIROS:

Kasper Schmeichel (Leicester City-ING)
Jonas Lössl (Huddersfield Town-ENG)
Frederik Ronnow (Brondby-DIN)

Schmeichel Sweden Denmark Friendly 2018
Schmeichel é o dono do gol na De Rød-Hvide (Foto: Michael Campanella/Getty Images)

Não há dúvidas quanto à posição de goleiro na Dinamarca. Filho de Peter Schmeichel, jogador com mais partidas na história da seleção e ídolo nacional, Kasper Schmeichel faz por merecer a titularidade. O camisa 1, que estreou pela equipe nacional em 2013, ganhou destaque mundial pelo Leicester City, da Inglaterra. Nos Foxes desde 2011, ele foi titular durante toda a campanha da temporada 2015/16 da Premier League, onde seu time protagonizou um dos maiores feitos da história do esporte ao conquistar a liga inglesa diante de vários rivais poderosos.

O segundo goleiro, ao que tudo indica, será Jonas Lössl. O arqueiro disputou a última temporada da Premier League pelo recém-promovido Huddersfield Town e se destacou, com 10 jogos sem sofrer gols e outras boas atuações. Com isso, ele deve ganhar o posto de primeiro reserva, superando Frederik Ronnow, que jogou as últimas temporadas no Brondby, clube local, e vai para jogar na Bundesliga após a Copa – foi contratado pelo Eintracht Frankfurt.

O goleiro cortado foi Jesper Hansen, que joga em outro clube local, o Midtjylland.

DEFENSORES:

Simon Kjaer (Sevilla-ESP)
Mathias Jorgensen (Huddersfield Town-ING)
Andreas Christensen (Chelsea-ING)
Henrik Dalsgaard (Brentford-ING)
Jens Stryger Larsen (Udinese-ITA)
Jannik Vestergaard (Borussia Mönchengladbach-ALE)
Jonas Knudsen (Ipswich Town-ING)

Kjaer Christensen Denmark Romania 2018 WC Qualifiers
Kjaer (esq.) e Christensen (dir.) são os principais zagueiros da Dinamarca (Foto: Lars Ronbog/FrontzoneSport via Getty Images)

A defesa da Dinamarca é liderada por Simon Kjaer. O zagueiro de 29 anos, que atua no Sevilla, da Espanha, participou da Copa do Mundo de 2010 e da Euro de 2012, e chega na Rússia como capitão da Dinamarca e um dos jogadores mais experientes da relação. Outro nome bastante conhecido da lista é o do zagueiro Andreas Christensen, do Chelsea. Ele começou como profissional no clube inglês em 2013 (hoje, aos 22 anos, é uma das referências da defesa), tendo nesse tempo uma passagem de dois anos no Borussia Mönchengladbach, da Alemanha.

Ao lado deles aparece outro nome de destaque: Jannik Vestergaard, do Borussia Mönchengladbach. O zagueiro de 25 anos fez toda a sua carreira na Alemanha, passando por Hoffenheim e Werder Bremen antes de chegar ao seu clube, e se estabelecendo como um nome sólido no futebol do país. Pelo fato de sua mãe ser alemã ele também pode defender a seleção da Alemanha, mas preferiu jogar pela Dinamarca.

No setor defensivo, outros quatro jogadores foram convocados. Três deles atuam no futebol inglês: Mathias Jorgensen, que jogou a última Premier League pelo Huddersfield Town, Henrik Dalsgaard, que foi titular pelo Brentford na segunda divisão da Inglaterra, e Jonas Knudsen, que desde 2015 também joga a Championship pelo Ipswich Town. O outro convocado foi Jens Stryger Larsen, do Udinese, da Itália.

Entre os cortados, duas surpresas: Andreas Bjelland, do Brentford, vinha sendo nome constante nas convocações desde 2012, mas não estará na Copa por conta de uma lesão, e Riza Durmisi, destaque do Betis, da Espanha (fora por opção técnica). Os outros foram Nicolai Boilesen e Peter Ankersen (ambos do Kobenhavn-DIN).

Bjelland Denmark Ireland Qualifiers World Cup 2018
Presença constante na De Rød-Hvide, Bjelland foi cortado por lesão (Foto: Catherine Ivill/Getty Images)

MEIAS:

Christian Eriksen (Tottenham-ING)
Thomas Delaney (Werder Bremen-ALE)
William Kvist (Kobenhavn-DIN)
Lasse Schöne (Ajax-HOL)
Lukas Lerager (Bourdeaux-FRA)
Michael Krohn-Dehli (Deportivo La Coruña-ESP)

Entre os meias, o grande destaque: Christian Eriksen. O meia do Tottenham foi artilheiro da Dinamarca nas eliminatórias (terceiro geral no quesito), decidiu a repescagem contra a Irlanda com três gols no jogo da volta e chega na melhor fase da carreira, depois de uma grande temporada no seu clube. É a grande esperança do país por uma boa campanha na Rússia.

Eriksen Denmark
Eriksen é o principal jogador da seleção e candidato a destaque da Copa (Foto: Lars Ronbog/FrontzoneSport via Getty Images)

Ao lado dele, nomes conhecidos. Thomas Delaney, um dos destaques do Werder Bremen, está na De Rød-Hvide desde 2013 e é um dos principais destaques do meio campo. O volante William Kvist, outro que deve ser titular, está na seleção desde 2007 e tem 77 jogos pelo país – nos clubes, passagens conhecidas por Stuttgart, Fulham e Wigan, e hoje está no Kobenhavn. O meia Lasse Schöne, que está desde 2012 no Ajax (com quase 200 jogos no clube holandês) e desde 2009 na seleção, é outro nome que aparece com força.

Outros dois jogadores foram convocados, e entre eles há um contraste de experiência. De um lado está Lukas Lerager, 24, que joga no Bordeaux, da França, e apenas em 2017 estreou na seleção, com dois jogos oficiais na carreira. Do outro está Michael Krohn-Dehli, há mais tempo jogando pela Dinamarca – convocado desde 2006. Ele esteve na Euro de 2012 (onde fez o gol da vitória sobre a Holanda) e tem conhecidas passagens recentes pelo futebol espanhol: jogou no Celta de Vigo e no Sevilla e está atualmente no Deportivo La Coruña, rebaixado para a segunda divisão do país.

Krohn-Dehli Denmark Albania Euro 2016 Qualifiers
Krohn-Dehli é um dos jogadores mais experientes do atual elenco (Foto: Lars Ronbog/FrontzoneSport via Getty Images)

Os cortados foram: Mike Jensen (Rosenborg-DIN), Pierre-Emile Hojbjerg (Southampton-ING), Daniel Wass (Celta de Vigo-ESP) e Mathias Jensen (Nordsjaelland-DIN).

ATACANTES:

Nicolai Jorgensen (Feyenoord-HOL)
Yussuf Poulsen (RB Leipzig-ALE)
Andreas Cornelius (Atalanta-ITA)
Pione Sisto (Celta de Vigo-ESP)
Kasper Dolberg (Ajax-HOL)
Martin Braithwaite (Bordeaux-FRA)
Viktor Fischer (Kobenhavn-DIN)

No ataque, sete nomes e boa briga pela titularidade. Um dos bons candidatos é Nicolai Jorgensen, do Feyenoord – artilheiro do Campeonato Holandês na temporada 2016/17, quando o clube conquistou o título depois de 17 anos. Outro nome forte e que deve iniciar entre os 11 é Yussuf Poulsen: com apenas 23 anos, ele é um dos destaques da Dinamarca e do RB Leipzig, da Alemanha, firmando-se como um dos grandes atacantes do futebol alemão. Andreas Cornelius, do Atalanta, da Itália, é conhecido pelas suas passagens locais no Kobenhavn e está na seleção desde 2012 (mesmo tendo apenas 25 anos), mas corre por fora na disputa.

Poulsen Denmark Ireland Qualifiers World Cup 2018 2
Poulsen é uma boa arma do ataque dinamarquês (Foto: Mike Hewitt/Getty Images)

Um dos candidatos a revelação da Copa está no ataque dinamarquês. Nascido em Uganda (os pais eram do Sudão do Sul e se mudaram por conta das Guerras) e morando na Dinamarca desde os dois meses de idade, Pione Sisto é um dos jogadores jovens mais bem vistos do futebol europeu. Aos 23 anos e destaque do Celta de Vigo, começou a ser chamado para a seleção em 2015 e é candidato a destaque entre os jovens do Mundial. Outro jovem jogador que aparece bem pela Dinamarca é Kasper Dolberg, destaque do Ajax com apenas 20 anos de idade.

Mais dois nomes aparecem na relação: Martin Braithwaite, que passou recentemente no futebol inglês pelo Middlesbrough e teve destaque na França pelo Toulouse (hoje está no Bordeaux) e Viktor Fischer, que teve bons anos no Ajax e hoje voltou à Dinamarca para jogar pelo Kobenhavn. Além da ausência sentida de Bendtner, ficaram de fora Robert Skov (Kobenhavn-DIN) e Kenneth Zohore (Cardiff City-GAL).

Sisto Denmark
Sisto pode ser uma das principais revelações do Mundial (Foto: Lars Ronbog/FrontzoneSport via Getty Images)

Com bons destaques de ataque, a Dinamarca promete manter o seu DNA de futebol ofensivo e buscando gols, com jogadores rápidos e bons finalizadores. Nomes como Eriksen, Poulsen, Jorgensen e Sisto são habilidosos e tem poder decisão, podendo liderar o time a uma classificação e uma boa campanha na Copa. Além disso, a defesa jovem, mas experiente, é uma arma controlar os ataques adversários – ainda mais em um grupo com França, Peru e Austrália no grupo C. É com esse elenco que a De Rød-Hvide espera fazer uma campanha digna na Copa do Mundo.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.