Copa do Mundo: Sérvia bate Costa Rica na estreia com golaço de Kolarov

Neste domingo (17), pelo grupo E da Copa do Mundo a Costa Rica perdeu para a Sérvia por 1 a 0, em Samara. O capitão e camisa 11 Kolarov foi o autor do único tento da partida que assegurou a vitória dos sérvios. A nível de curiosidade, foi o terceiro gol marcado em cobrança de falta na Copa na Rússia, que já igualou o Mundial de 2014 no Brasil nesse quesito.

Com o resultado, a seleção sérvia assume a liderança do grupo; os costarriquenhos ficam na última colocação. O fechamento da primeira rodada do grupo inicia às 15h com a partida entre Brasil e Suíça.

A partida em Samara foi bastante estratégica. La Tricolor, embora fez má partida, ao menos teve a chamada consciência tática. Jogou enquanto pôde da maneira definida por Oscar Benítez. A Costa Rica entrou em campo desenhada no 5-4-1 com a seguinte formação: Navas; Gamboa, Acosta, González, Duarte e Calvo; Guzmán, Borges, Venegas e Bryan Ruiz; Ureña.

A estrategia adotada inicialmente foi a esperada. Los Ticos entregaram a bola para os sérvios e postaram as linhas com a intenção de marcar nos contra-ataques, que não aconteceram de maneira nenhuma. A transição era lenta, a equipe errava os passes e nada encaixou. Ademais do fracasso dos contragolpes, o time permitiu que Mitrovic – centroavante e camisa 9 da Sérvia – dominasse e jogasse em sua área mesmo com cinco defensores.

Toda a primeira etapa foi baseada nesse modelo de jogo. A Sérvia tinha a bola e buscava propor, mas não teve tanta eficiência. As melhores chances do primeiro tempo vieram com González (única oportunidade clara costarriquenha em toda a partida) em cabeçada, e Milinkovic-Savic que perdeu gol cara a cara com Navas. Milinkovic também tentou de bicicleta, no entanto em condição irregular.

Na segunda etapa, ocorreu uma inversão na forma de atuar das equipes provocada pelo golaço de falta do Kolarov. Se na primeira parte do confronto quem entregava a bola para marcar era a Costa Rica, a partir do gol os sérvios passaram a jogar de tal maneira.

Oscar Benítez sacou Venegas para a entrada de Bolaños. A Costa Rica tentava propor o jogo, porém esbarrava na limitação do time e na fortíssima marcação da Sérvia. Benítez também buscou mais velocidade e improviso com a entrada de Campbell no lugar Ureña e ainda assim não foi eficaz.

Embora os costarriquenhos precisassem do gol, quem criou oportunidades de marcar foram os sérvios, que inclusive perderam um caminhão de oportunidades. Kostic não conseguiu concluir após Keylor Navas batido; Mitrovic à frente do gol demorou para concluir e foi desarmado.

A partida externou a dificuldade costarriquenha de ter que sair para o jogo. Qualquer equipe que conseguir abrir o placar terá enorme facilidade de controlar o jogo, assim como teve a seleção da Sérvia. Bastou o gol de Kolarov para tranquilizar ainda mais o jogo, uma vez que os sérvios quase não sofreram sustos.

Confusão nos minutos finais

O jogador sérvio Matic entrou em confusão com o auxiliar técnico Luis Marim, após o costarriquenho segurar a bola e tentar fazer com que a bola rapidamente retornasse a rolar. A balbúrdia foi apaziguada pelo árbitro e por alguns jogadores que estavam no banco de reservas.

Matic-Luis Marin

Com a derrota, a campanha costarriquenha já fica atrás da campanha do Mundial de 2014. Naquele ano, Los Ticos caíram nas quartas, porém sem serem derrotados. A eliminação aconteceu contra a Holanda nos pênaltis após 0 a 0 no tempo normal.

A próxima partida da Costa Rica será contra o adversário mais forte do grupo e pode concretizar a eliminação na fase de grupos da seleção. Em caso de derrota para o Brasil, La Tricolor fica muito próxima à queda. O jogo está marcado para o dia 22/06, às 09h no horário de Brasília.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.