Análise: Em show de Cavani, Uruguai freia CR7 e avança às quartas de final

Cavani marcou duas vezes, Uruguaios param Cristiano Ronaldo e Portugal deixa a Copa do Mundo

Foto: Divulgação / Selección Uruguaya

 

Em um jogo de oitavas de final de uma Copa do Mundo, é normal esperar belas atuações e uma partida cheia de belos gols. Foi o que aconteceu na noite desta sexta-feira (30), em Sochi. Com dois gols na partida, Cavani comandou a festa dos uruguaios, Pepe descontou para os portugueses, Cristiano Ronaldo ficou no quase e com a derrota por 2 a 1, Portugal deixa o Mundial.

O Jogo

Valendo vaga nas quartas de final, o jogo entre uruguaios e portugueses começou em um ritmo eletrizante. Portugal chegou primeiro ao ataque, em jogada de Cristiano Ronaldo que finalizou na entrada da área, logo aos 5 minutos, para a defesa segura de Muslera. A resposta dos sulamericanos foi fatal. Cavani, em linda inversão de jogo, lançou a 57 metros, a bola no peito de Suárez, que dominou e achou o mesmo Cavani no segundo pau para testar pro fundo do gol, aos 7 minutos.

O resultado surpreendia os portugueses que, correndo atrás do placar, buscavam alternativas para furar a defesa uruguaia. Cristiano Ronaldo, sempre pela ponta esquerda, era bloqueado devido a forte marcação uruguaia, não conseguia concluir suas finalizações. Entretanto, Bernardo Silva, pela ponta direita, era sempre procurado na tentativa de criar boas jogadas, mas também não conseguiu êxito. Centralizado, João Mario era o mediador nos passes, mas sem ter como finalizar, buscava as jogadas laterais.

Uruguaios comemoram primeiro gol de Cavani. Foto: Divulgação / Selección Uruguaya

No segundo tempo as equipes voltaram sem alterações, mas com a mesma intensidade que encantou o mundo que tornava o jogo, um dos mais disputados do mundial. Atrás no placar, a seleção portuguesa tomou as ações do jogo e explorando jogadas aéreas, logo conseguiu empatar a partida. Aos 9 minutos da etapa complementar, em escanteio curto, Mario rolou para Guerreiro, que cruzou na área celeste e encontrou Pepe livre para marcar.

A essa altura, Portugal passou a ter os escanteios como ponto forte para furar a defesa do Uruguai, mas a ducha de água fria viria logo em seguida. Aos 16, os uruguaios desceram em contra-ataque rápido e Bentancur tocou para Cavani que, de primeira, deslocou em um chute preciso, o goleiro Rui Patrício, desempatando a partida. Insistindo na jogada aérea, o técnico Fernando Santos mandou a campo Quaresma no lugar de Adrien Silva na tentativa de melhorar o penúltimo passe até chegar ao gol.

Com o resultado a seu favor, os uruguaios passaram a se defender ainda mais cortando todas as bolas alçadas na área. Cristiano Ronaldo muito bem marcado, não conseguia concluir suas finalizações, que eram sempre bloqueadas. Na única oportunidade que teve, aos 45 minutos, mandou a bola longe do gol. Outra boa oportunidade clara, a única desde o gol uruguaio, foi de Bernardo Silva, em boa jogada de Guerreiro. No lance, Muslera “bateu roupa” e largou a bola no pé do meio-campista, que mandou por cima do gol. Machucado, Cavani saiu de campo e em seu lugar, Stuani foi para a partida.

E ficou nisso, Uruguai 2, 1 para Portugal, que vai voltar para casa e deixa a Copa do Mundo.

Destaque da Partida

O atacante uruguaio Cavani marcou os dois gols que deu a classificação ao Uruguai e foi eleito o melhor jogador da partida.

Foto: Divulgação / Selección Uruguaya

Escalações

Uruguai entregou em campo com: Muslera; Cáceres, Giménez, Godín, Laxalt; Nández, Torreira, Bentancur, Vecino; Suárez e Cavani. Técnico: Oscar Tabárez.

Reservas: Campaña e Martín Silva; Varela, Carlos Sánchez, Cristian Rodriguez, Arrascaeta, Stuani, Gastón Silva, Maxi pereira, Maxi Gómez, Coates e Urreta.

Portugal mandou a campo: Patrício; Ricardo, Pepe, Fonte, Guerreiro, Bernardo, William, Adrien, João Mario; Guedes e Cristiano. Técnico: Fernando Santos.

Reservas: Lopes e Beto; Bruno Alves, Manuel Fernandes, Moutinho, André Silva, Ruben Dias, Bruno Fernandes, Gelson, Mario Rui, Quaresma e Cédric.

Arbitragem

No apito, César Ramos, auxiliado por Marvin Torrentera e Miguel Angel Paredes, todos do México.

Substituições

Uruguai: 2T’ 8 – Saiu Bentancur e entrou Cristian Rodriguez. 2T’ 26 – Stuani no lugar de Cavani (lesionado) e aos 2T’ 35 – Nández deu lugar a Carlos Sánchez.

Portugal: 2T’ 19 – Saiu Adrien Silva e entrou Quaresma. 2T’ 26 – André Silva entrou no lugar de G. Guedes e aos 2T’ João Mario deu lugar a Manuel Fernandes.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.