Sufoco em 94 e golaço em 2002: Relembre os confrontos do Brasil em oitavas de final na Copa do Mundo

Desde 1986, quando o formato atual foi criado, brasileiros só foram eliminados uma vez

A Copa do Mundo teve sua primeira edição em 1930 no Uruguai, com os donos da casa ficando com o título. De lá para cá a competição evoluiu e teve diversas mudanças em seu formato. As oitavas de final, por exemplo, só foi implementada na Copa de 1986, no México.

Em 2018 o Brasil vai jogar novamente as oitavas, mas dessa vez diante do México. E foi pensando nesse duelo que o #2Lances relembrou todos os confrontos brasileiros nessa fase de mata-mata e que fim levou a seleção nas respectivas edições dessas Copas do Mundo.

1986- Brasil 4×0 Polônia

Captura de Tela (13)

A última Copa de uma das gerações de ouro da Seleção Brasileira culminou em mais uma eliminação e mais um mundial sem título. Com Zico vindo de contusão, o ano de 86 não foi dos melhores para o time canarinho. Mas antes de sair para a França nos pênaltis das quartas de final, o Brasil venceu a Polônia nas oitavas com um respeitoso placar de 4 a 0. Os gols brasileiros foram anotados por Sócrates, Josimar, Edinho e Careca.

1990- Brasil 0x1 Argentina

Captura de Tela (14)
(Foto: Cezar Loureiro-Arquivo)

A Copa de 1986 ficou conhecida como a Copa de Maradona, e o hermano esteve presente também na de 90. Careca contou, anos depois, que havia conversado com o técnico Sebastião Lazaroni antes do jogo contra os rivais sul-americanos e sugeriu que o treinador colocasse marcação individual no Camisa 10 argentino (Careca havia jogado com Maradona no Napoli-ITA). Lazaroni disse que no seu time não se marcava individualmente, apenas por zona. No dia do jogo, o lance do gol que eliminou o Brasil saiu de um jogada de Maradona, onde os volantes brasileiros ficaram indecisos em quem pegaria a marcação e deram espaço para o gênio fazer um passe brilhante para Caniggia driblar Taffarel e marcar.

1994- Brasil 1×0 EUA

Captura de Tela (16)
(Foto: Reprodução/Youtube)

Este foi talvez o jogo mais difícil do Brasil na história das Copas. Copa do Mundo de 1994, Estados Unidos. O time comandado por Parreira enfrentava os donos da casa no dia da independência norte-americana. Se não bastasse toda a atmosfera complicada que um jogo eliminatório de Copa já traz consigo, a Seleção Brasileira levou um revés já no primeiro tempo. Aos 43 minutos da primeira etapa o lateral esquerdo Leonardo deu uma cotovelada e foi expulso. O Brasil voltou do intervalo com um a menos e segurou a pressão estadunidense até o fim do jogo, foi quando a dupla do mundial entrou em ação. Romário encontrou Bebeto e deu uma assistência digna da genialidade do baixinho. O Camisa 7, por sua vez, fez uma movimentação brilhante e colocou a bola no único lugar onde ela poderia entrar. Na comemoração do gol que tirou o Brasil do sufoco e deu seguimento à jornada que culminaria no tetra, Bebeto, chorando, gritava para o companheiro Romário: “Eu te amo, eu te amo!”

1998- Brasil 4×1 Chile

Captura de Tela (17)
(Foto: Julio César Guimarães/LancePress)

Então campeão mundial e com o melhor jogador do planeta no elenco, a Copa de 98 tinha tudo para ser a do penta. Um dos jogos que ajudaram a alimentar essa esperança foi as oitavas frente ao Chile. Com dois gols de César Sampaio e mais dois do Fenômeno, o Brasil dominou os chilenos durante toda a partida e seguiu rumo à decisão contra os donos da casa. O fim dessa história todo mundo sabe, com a convulsão de Ronaldo e um show de Zidane, a França sagrou-se campeã pela primeira vez.

2002- Brasil 2×0 Bélgica

Captura de Tela (18)

Drama e Brasil parecem ser sinônimos no dicionário das Copas do Mundo. Mais um capítulo dessa história vitoriosa, porém sofrida, foi escrito nesse duelo de oitavas contra a Bélgica. Com um jogo difícil e uma ajudinha do juiz ao anular um gol legítimo dos Belgas, a Seleção Brasileira só saiu do sufoco após Rivaldo abrir o placar com um golaço. Ronaldo marcou mais um no finzinho para sacramentar a vitória. Depois desse duelo o Brasil ainda venceu a Inglaterra nas quartas e a Turquia nas semi, antes de bater a Alemanha na final e tornar-se o único pentacampeão do mundo.

2006- Brasil 3×0 Gana

Captura de Tela (21)

É consenso entre os muitos brasileiros que acompanham futebol que a seleção de 2006 está entre as mais qualificadas que já existiu no papel. Do goleiro ao atacante, os jogadores eram protagonistas nos seus clubes. No entanto, a preparação para esta Copa foi um fracasso assim como o time na competição. Vindo jogando mal desde a fase de grupos, o Brasil foi para as oitavas enfrentar a Gana. Apesar do largo placar de 3 a 0, não atuou bem e viria a ser eliminado nas quartas pela França, de novo. Os gols da partida contra os africanos foram marcados por Ronaldo, Adriano e Zé Roberto. O gol do Fenômeno foi um marco, pois o colocou como o então artilheiro isolado de todas as copas, com 15 gols.

2010- Brasil 3×0 Chile

Captura de Tela (22)
(Foto: Kerim Okten/ STF/ EFE)

Em 2010 o caminho até a Copa da África do Sul foi perfeito. Campeão da Copa América e da Copa das Confederações, os comandados de Dunga chegaram bem mas com muitos problemas com a imprensa. Antes de ser eliminada pela Holanda na fase seguinte, o Brasil enfrentou o Chile e venceu bem. 3 a 0 com gols de Juan, Luís Fabiano e Robinho.

2014- Brasil (3) 1×1 (2) Chile

Captura de Tela (20)

Depois do Maracanazo em 1950, o Brasil teve a oportunidade de sediar uma Copa do Mundo novamente em 2014. O findar da competição para os brasileiros acabou da pior forma possível, com a maior derrota da história da seleção ao perder as semifinais para a Alemanha por 7 a 1. O caminho até o vexame já dava indícios dos problemas no time, um dos sinais foi dado pelos chilenos nas oitavas. Com um 1 a 1 no tempo regulamentar (gol brasileiro saiu de uma cobrança de escanteio com David Luiz escorando pro fundo das redes) e com Pinilla colocando uma bola no travessão no último minuto da prorrogação, a partida foi para as penalidades, o goleiro Julio César brilhou e os comandados de Felipão avançaram de fase.

2018- Brasil x México (11h, Samara 02/06/2018)

Loading…

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.