Com retrospecto positivo, Brasil tem “geração belga” no caminho para o hexa

Seleções se enfrentam pela segunda vez na história das Copas, na última oportunidade brasileiros venceram e foram campeões do mundo

A Copa do Mundo 2018 vai avançando e os candidatos ao título vão se afunilando. Até aqui, muitos campeões ficaram pelo caminho (Argentina, Alemanha e Espanha) e a dificuldade para quem almeja levar a taça para seu país vai aumentando a cada jogo. Algumas zebras da primeira fase fizeram uma verdadeira confusão nos cruzamentos e isso acarretou em um lado de chaveamento extramente forte com as seleções favoritas se enfrentando. Nas quartas de final o Brasil tem pela frente um adversário duríssimo, visto por muitos como a geração mais promissora dos europeus. A Bélgica vem muito bem na Copa do Mundo e tentará, às 15h desta sexta-feira (6), em Kazan, desbancar os brasileiros e confirmar as expectativas que põem sobre ela.

Captura de Tela (24)
(Foto: Lucas Figueiredo/ CBF)

Histórico vencedor

A equipe comandada por Tite chega às quartas para enfrentar a forte “geração Belga” e tem no histórico dos confrontos elementos que podem motivá-la na busca por mais uma classificação. O jogo desta sexta-feira será o quinto duelo entre as seleções e a vantagem é verde e amarela. Nas quatro partidas disputadas até aqui, o Brasil venceu três e perdeu uma.

A primeira vez que se encontraram foi em 1963, em um jogo amistoso em Bruxelas. Naquela oportunidade a Bélgica aplicou uma senhora goleada de 5 a 1 na seleção então bicampeã do mundo. Os brasileiros só descontaram o revés dois anos depois, no Maracanã, com uma atuação brilhante de Pelé, como sempre, marcando três gols dos cinco anotados pelo Brasil. Os atacantes Rinaldo e Flávio completaram a vitória amarelinha por 5 a 0.

O terceiro confronto demorou para acontecer. Depois de 23 anos, em 1988, as seleções voltaram a medir forças e deu Brasil de novo. Os gols da vitória canarinha por 2 a 1 saíram dos pés do meio campista Geovani, que atuava no Vasco. A última vez que os países se enfrentaram dentro de campo traz uma lembrança especial para os brasileiros. Se hoje nos orgulhamos de sermos pentacampeões do mundo, o jogo contra a Bélgica nas oitavas de final da Copa de 2002 teve participação decisiva nisso. Rivaldo e Ronaldo fizeram os gols da vitória por 2 a 0 e levaram o Brasil a mais um título mundial.

Para subir de patamar

Captura de Tela (26)
(Foto: Sergio Perez/Reuters)

Kevin De Bruyne, Eden Hazard e Lukaku são algumas estrelas de uma seleção que não é acostumada a ter constelações. Por esse motivo a Copa da Rússia é vista pelos belgas como a afirmação de um geração que, apesar de ter excelentes jogadores brilhando em grandes competições europeias, tem pelo caminho da mudança de patamar a seleção mais vitoriosa do mundo. As palavras do técnico Roberto Martínez ao dizer que as seleções se equivalem tecnicamente mas não historicamente definem bem o que será o confronto dessa sexta-feira (6).

“As duas equipes são similares em termos de qualidade. Temos talento na nossa seleção. A diferença é que nunca ganhamos uma Copa do Mundo. Esta é uma vantagem que o Brasil tem. Eles já se livraram dessa barreira psicológica, sabem como ganhar uma Copa”, disse em entrevista coletiva.

Escalações prováveis

BRASIL: Alisson; Fágner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho, Paulinho e Philippe Coutinho; Willian, G. Jesus e Neymar. Técnico: Tite

BÉLGICA: Courtouis; Alderweireld, Kompany e Vertonghen; Meunier, De Bruyne, Witsel, Chadli, Hazard; Fellaini e Lukaku. Técnico: Roberto Martínez

Ficha do jogo

9h/15h (horário de Brasília/Rússia)

Sexta-feira, 6 de julho

Arena Kazan, Kazan

Arbitragem dos sérvios Mirolad Mazic, auxiliado por Milovan Ristic e Dali Djurdjevic

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.