Após empate emocionante, Croácia elimina Rússia nos pênaltis e vai às semifinais pela segunda vez

No Estádio de Sochi, Rússia e Croácia travaram duelo disputado e tenso para fechar as quartas de final da Copa do Mundo de 2018. Após sair na frente, a anfitriã viu os croatas virarem o jogo com dois gols de cabeça e na etapa final da prorrogação, empatou o duelo, levando as duas seleções, que já haviam decidido a classificação para as quartas nos pênaltis, para uma nova disputa na marca da cal, onde os dois goleiros voltaram a brilhar, mas somente a Croácia seguiu na competição.

Com o resultado, a seleção Vatreni chega às semifinais da Copa do Mundo pela segunda vez na história, repetindo o feito de 1998, na Copa da França, e terá agora pela frente a Inglaterra, na quarta-feira (11), às 15h de Brasília. A anfitriã Rússia, que só havia chegado nas semis uma vez, em 1966, ainda na época de União Soviética, adiou sob aplausos de reconhecimentos de sua torcida o sonho de ficar entre os quatro da maior competição futebolística.

Golaço põe Rússia na frente, mas Croácia busca empate

Jogando em casa, a Rússia iniciou buscando se impor e finalizando duas vezes nos primeiros quatro minutos, carimbando a zaga croata em ambas as tentativas. A Croácia respondeu já aos 5, quando Rebic ganhou a bola na linha de fundo e chutou forte, obrigando o goleiro russo a fazer grande defesa. No escanteio da sequência do lance, Rebic tentou novamente, mas cabeceou por cima.

Amadurecendo na partida, a Croácia passou a dominar as ações ofensivas, tendo outra boa chance aos 10, mas Mandzukic finalizou muito mal após receber cruzamento rasteiro na medida. Aos 15 a tentativa foi de Rakitic, em cobrança de falta, mas mandou por cima. Diante do maior volume de jogo do adversário, a Rússia tentava explorar contra-ataques, mas não conseguia sair em velocidade, acabando por ter dificuldades para levar perigo ao gol de Subasic.

No entanto, aos 30, quando os russos finalmente conseguiram encaixar um contra-ataque, Cheryshev foi preciso e acertou um chutaço no ângulo de Subasic, que sequer teve reação. Sem sentir o gol, a Croácia seguiu pressionando e demorou apenas nove minutos para empatar, após Mandzukic ir até a linha de fundo e cruzar na medida para cabeçada de Kramaric cabecear, sem chances para Akinfeev, dando números finais à primeira etapa.

russia x croacia.jpg
(Divulgação: FIFA.com)

Contusão do goleiro croata marca segundo tempo de poucas emoções

No segundo tempo, a Croácia seguiu com mais volume de jogo, porém esbarrando numa forte marcação e encontrando dificuldades para converter seu domínio em chances de gol, até que aos 14 minutos Perisic aproveitou bola mal afastada por Akinfeev e chutou cruzado da marca do pênalti, acertando a trave e desperdiçando grande chance. A Rússia, que seguia com dificuldade para trabalhar em velocidade, respondia com investidas pelo alto, tendo sua primeira grande chance na etapa final aos 27, quando Dzyuba subiu livre para cabecear, mas mandou para fora.

O duelo seguia tenso, truncado e com poucas oportunidades de gol. Aos 30 minutos, um bombardeio na área russa. Modric puxa contra-ataque e toca para Vrsaljko cruzar, após bate-rebate na grande área, a zaga foi carimbada nas tentativas de Mandzukic e do próprio Vrsaljko, impedindo a virada dos croatas. O que mais chamou atenção nos últimos 45 minutos foi a contusão do goleiro Subotic, aos 44, onde o arqueiro sentiu a coxa direita em um lance que não oferecia grande perigo e não pôde ser substituído pelo fato das três alterações já terem sido feitas.

Aos 48 Smolov decidiu se aproveitar da contusão do goleiro rival, e na linha de fundo, mesmo sem ângulo, decidiu arriscar um forte chute que obrigou Subotic a fazer boa defesa. Foi a última chance de um segundo tempo com poucas emoções, mas muita tensão, e a partida seguiu para a prorrogação.

gol russia.jpg
(Divulgação: FIFA.com)

Emoções estavam guardadas para prorrogação e pênaltis

Com Rússia e Croácia desgastadas fisicamente, bastaram apenas 3 minutos para o primeiro jogador sentir. Vrsaljko foi substituído com um problema na perna direita, dando lugar a Corluka, e viu seu substituto participar mesmo sem tocar na bola do gol da virada, aos 10 minutos da prorrogação, quando Vida testou sem força após escanteio cobrado por Modric e, sem velocidade, a bola foi morrer no canto direito de Akinfeev, enganado pela tentativa em falso de desvio de Corluka, virando o jogo para a Croácia.

Esgotada, a Rússia agora se via atrás do placar e não podia mais jogar no contra-ataque, partindo para cima e encontrando uma marcação consistente por parte da seleção Vatreni. Com isso, as melhores chances surgiam na bola parada, e no rebote de um escanteio, Subasic faz grande defesa em chute forte de Kuzyaev. No minuto seguinte, o camisa 23 voltou a brilhar ao cortar cruzamento na pequena área com a ponta dos dedos. Aos 8, novamente na bola parada, não deu para o goleiro, e Mário Fernandes desviou de cabeça para o fundo das redes a falta cobrada na área por Dzagoev, levando a decisão para os pênaltis. Aos 13, Zobnin chutou de longe, mas Subosic voltou a defender.

Nos pênaltis, Smolov iniciou a série batendo de cavadinha, mas executou mal a cobrança e Subosic fez a defesa. Brozovic, primeiro a cobrar pela Croácia, não desperdiçou e mandou no alto do canto esquerdo, sem chances de defesa. O primeiro a converter pela Rússia foi Dzagoev, deslocando o goleiro croata. Na cobrança de Kovacic, foi a vez do arqueiro russo brilhar, defendendo o chute rasteiro no lado esquerdo. Porém, logo em seguida Mário Fernandes, que havia sido herói na prorrogação, bateu muito mal, mandando para fora, à direita do gol. Modric recolocou a Croácia na frente, finalizando rasteiro no lado direito de Akinfeev, que chegou a tocar na bola. Ignashevich, Vida e  também bateram no lado direito e converteram, deixando a cobrança derradeira para Rakitic, que repetiu a batida enquanto Akinfeev pulou para o lado esquerdo e classificou os croatas para a semifinal.

rakitic
(Divulgação: FIFA.com)

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.