Análise: em partida histórica, Croácia vira sobre Inglaterra e avança à final

Heroica. Sensacional. Assim foi a vitória da Croácia sobre a Inglaterra na semifinal da Copa do Mundo 2018. Depois de sair atrás do marcador, a nova finalista buscou o empate com Perisic e, na prorrogação, conseguiu virar o jogo com Mandzukic e garantir a classificação.

Agora, os Three Lions entrarão em campo contra a Bélgica na disputa pelo terceiro lugar do torneio, no sábado (14). No entanto, o jogo mais esperado será no domingo (15), às 12h, quando França e Croácia duelarão pela taça mais importante do mundo do futebol.

Com gol rápido, primeiro tempo inglês foi ótimo

O começo de jogo da Inglaterra foi sensacional: uma boa jogada de Lingard resultou em falta na entrada da área. Kieran Trippier foi o encarregado para a cobrança e, com tranquilidade, marcou um lindo gol para abrir o placar aos cinco minutos. Nos lances seguintes, a Croácia parecia perdida em campo, o que facilitou a criação chances de contra-ataque na velocidade de Sterling, mas sem muito sucesso.

l9imwayzxrmdolrvegbj.jpg
Foto: Reprodução / FIFA World Cup

A jogada mais destacada dos Three Lions – a bola área em escanteios – voltou a ser utilizada. A boa movimentação na área possibilitou a chegada de Maguire, que cabeceou com muito perigo. O meio de campo dos Vatreni demorou até conseguir se acertar. Rakitic, por exemplo, teve péssima performance até a primeira metade do tempo inicial.

Ficava claro que a estratégia da Inglaterra era pressionar na intermediária defensiva, recuperar a bola o mais rápido possível e se aproveitar da má postada defesa croata. Foram incontáveis oportunidades de contra-ataque nas costas da dupla de zaga e da lateral esquerda.

Os minutos finais do primeiro tempo tiveram um domínio da Croácia, obrigando a compactação defensiva dos Three Lions. E o trio de zaga trabalhou bem com a ajuda dos meias, mostrando novamente quão bom é o trabalho de Gareth Southgate. As estatísticas no intervalo mostram bastante equilíbrio, mas a realidade em campo foi outra.

Croácia é superior e empata o jogo em falhas inglesas

O começo do segundo tempo teve um ritmo mais lento, com erros de ambos os times que prejudicavam a construção de jogadas. Com o passar dos minutos, a partida voltou a ter mais emoção, mas o nível técnico não melhorou muito. A reorganização do meio de campo croata foi um ponto positivo, permitindo que Modric tivesse mais participação no setor ofensivo.

A Croácia, precisando de um empate, chegou com real perigo aos 20 minutos, em finalização de Rakitic que explodiu em Walker. Pouco depois, o empate chegou com Ivan Perisic, que se adiantou da marcação e tocou para o fundo da rede após cruzamento preciso. A virada quase veio com o mesmo jogador, que invadiu a área e chutou na trave, para assustar o English Team.

Após esses ataques, a Inglaterra pareceu perdida em campo por certo tempo – especialmente no setor defensivo, pela direita. O domínio dos adversários aumentou ainda mais, mas Pickford fez grandes defesas para impedir um eventual segundo tento.

É interessante notar que, durante esses momentos de pressão, a principal jogada croata foi cruzamentos na área. Mais de 25 “chuveirinhos” foram feitos na segunda etapa, jogada que era atribuída como uma das forças inglesas. Apesar dos esforços, o jogo acabou empatado – obrigando a prorrogação.

l9imwayzxrmdolrvegbj
Foto: Reprodução / FIFA World Cup

Prorrogação é definida em falha defensiva da Inglaterra

O primeiro tempo extra foi repleto de erros, faltas, ritmo lento e cansaço. Poucas chances foram criadas por ambas as equipes nos trinta minutos adicionais, apesar do esforço de jogadores como Modric e Rashford. A maior oportunidade foi em cruzamento pela esquerda, em que Mandzukic finalizou e obrigou linda defesa de Pickford.

Já na etapa seguinte – e final -, veio a decisão da classificação. Em falha da zaga inglesa, Perisic cabeceou na área e Mandzukic apareceu na pequena área para finalizar. O sacrifício croata deu certo, precisando apenas administrar o marcador e garantindo a vaga na final da Copa. Os minutos finais foram de enorme pressão inglesa, que não conseguiram fazer um gol e deram a vitória heroica para a Croácia.

l9imwayzxrmdolrvegbj
Foto: Reprodução / FIFA World Cup

Estatísticas (via: SofaScore)

Croácia x Inglaterra

Posse de bola: 55% x 45%
Chutes: 22 x 11
Chutes certos: 7 x 2
Escanteios: 8 x 4
Passes certos: 80% x 76%
Faltas: 23 x 14
Duelos ganhos: 62 x 77
Disputas aéreas ganhas: 23 x 39

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.