Em confronto histórico, França e Croácia decidem título da Copa do Mundo em Moscou

Adeus, Rússia! Após 63 jogos, será revelado o campeão da 21ª edição da Copa do Mundo no duelo histórico entre França e Croácia, no Luzhniki Stadium, em Moscou, às 12h deste domingo (15). Considerado por muitos como ‘obrigação’ conquistar o bi-campeonato mundial, a Seleção Francesa entra pressionada para a decisão após o fracasso na Eurocopa 2016, quando perdeu a final, em pleno Stade de France, para Portugal. Dois anos depois, os Les Bleus demonstram mais maturidade e experiência para lidar com a pressão.

Por outro lado, os croatas possuem a sensação de ‘dever cumprido’ por chegarem muito mais adiante do que previsto. A campanha na Rússia ultrapassou 1998, quando Davor Suker liderou a seleção às semifinais e caiu para a própria França, campeã naquele ano. Ainda assim, a geração de Luka Modric e Ivan Rakitic busca fazer história e conquistar o primeiro título do país no futebol.

Vencer ou vencer: a pressão em cima dos franceses

20 anos atrás, Didier Deschamps levantava o primeiro troféu de mundial da França, após bater o Brasil por 3 a 0. Em 2018, o ex-capitão e atual técnico da seleção finalista da Copa do Mundo possui a possibilidade de conquistar o segundo título francês, se juntando à seleta lista formada por Zagallo e Franz Backenbauer, únicos a vencer como técnicos e jogadores. Para isso, o comandante precisa controlar a pressão da imprensa e torcedores na equipe, marcada pelo fracasso na Euro 2016, sediada pelos franceses. Os Les Bleus são os favoritos para a decisão, seja por questão técnica ou física. Ao contrário dos croatas, a Seleção Francesa não precisou jogar prorrogação no mata-mata, e possuem um dia a mais de descanso.

franceses
A questão física não é problema para os franceses na decisão deste domingo. Foto: Laurence Griffiths/Getty Images

Porém, a equipe francesa não acredita em vantagem física na final. De acordo com o zagueiro Umtiti, os croatas irão suportar o cansaço por ser um jogo que decide o campeão do mundo.

Ao chegar ao final da competição, há um desgaste, sobretudo quando se enfrenta três prorrogações. Eles devem estar cansados. Mas numa final se passa por cima disso. É jogo para ser campeão do mundo. Mesmo cansados, estarão lá, estarão presentes, como nós estaremos“, disse o jogador do Barcelona.

Sem jogar um futebol espetacular, Deschamps leva a França à final com méritos, ao ter um estilo de jogo e construir uma defesa sólida. O pragmatismo, mesmo sem brilhar os olhos dos espectadores e torcedores, se mostrou eficiente. Na grande final, o treinador deve ‘entregar’ a bola ao adversário e esperar o contra-ataque para utilizar a velocidade de Mbappé e Griezmann nas pontas. Apesar dos franceses desmentirem, o vigor físico será decisivo na partida, principalmente na correria dos jovens pontas.

Os croatas que já entraram para a história

Assim como a França de 1998 ficou marcada para sempre, a Croácia do mesmo ano também marcou época. Liderada por Davor Suker, artilheiro naquela Copa, a equipe mostrou ao mundo a força do país, que havia conquistado a independência da Iugoslávia apenas quatro antes. A Seleção Croata saiu nas semifinais, quando perdeu para os donos da casa de virada por 2 a 1, com dois gols de Liliam Thuram. Ao chegar na final em 2018, os croatas fazem história ao serem o país mais jovem em uma decisão de Copa do Mundo e ultrapassarem a marca de Suker, Prosineck, e companhia. Entretanto, mesmo com a festa já marcada em Zagreb, os jogadores vão à campo com o objetivo de entrarem na lista de campeões, contrapondo todas as probabilidades e apostas.

Os croatas chegam em Moscou como os finalistas que mais jogaram em toda a história das copas.  Nunca uma seleção jogou três prorrogações para disputar a decisão anteriormente. Ao todo, a equipe esteve 360 minutos dentro de campo no mata-mata. O tempo jogado se reflete na distância percorrida também. Somados todos os jogadores nas partidas do Mundial, a Croácia correu 112km a mais do que os franceses. O técnico Zlatko Dalic não isenta a seleção da culpa pelo cansaço, mas afirma que a preparação foi feita desde o começo para jogar a final.

Nós tivemos três prorrogações. É culpa nossa não termos resolvido os jogos antes. Vamos estar prontos para a França. Alguém disse que nós nos preparamos apenas para a fase de grupos, o que está errado. Nos preparamos para estar aqui. A França tem um dia a mais de descanso, mas isso não é desculpa. Vamos jogar contra a França como se fosse o primeiro jogo da Copa. Não vamos dar desculpas“, declarou o técnico.

cromodric
Modric (centro) é o jogador que mais correu nesta Copa: 63km. Darko Bandic/AP

A caminhada croata à final não foi simples. Jogando um futebol surpreendente na fase de grupos, terminou em primeiro no grupo com a Argentina. Na fase mata-mata, porém, precisou de muita garra para passar pelos adversários. O bom futebol demonstrado contra a Argentina, onde houve uma das melhores atuações individuais da Copa, por Modric, não permaneceu, e os craques internacionais apareceram para resolver. Fundamentais na virada emocionante contra os ingleses, Perisic e Mandzukic, conduzidos pelo camisa 10 do time, serão decisivos para a Croácia conquistar o título inédito.

Prováveis equipes:

França: Hugo Lloris; Benjamin Pavard, Raphael Varane, Samuel Umtiti, Lucas Hernández; Paul Pogba, N’Golo Kanté e Blaise Matuidi; Kylian Mbappé, Antoine Griezmann e Olivier Giroud.

Croácia: Danijel Subasic; Sime Vrsaljko, Dejan Lovren, Domagoj Vida e Ivan Strinic; Ivan Rakitic e Marcelo Brozovic; Ante Rebic, Luka Modric e Ivan Perisic; Mario Mandzukic. Técnico: Zlatko Dalic.

França-vs-Croácia
Mbappé e Modric são apontados como decisivos para as respectivas seleções na final. Foto: Laurence Griffiths – FIFA/FIFA via Getty Images James Squire – FIFA/FIFA VIA Getty Images
Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.