O que esperar do Fluminense de Marcelo Oliveira?

O período de recesso para a Copa do Mundo foi movimentado nno Fluminense. Idas, vindas e a saída daquele que ninguém imaginava: Abel Braga. O treinador tricolor deixou o cargo que ocupava há um anos e seis meses após uma conversa com o presidente do clube, Pedro Abad, logo no primeiro final de semana do Mundial. A diretoria do Flu, então, teve que buscar no escasso cenário de treinadores brasileiros um substituto. Trouxe Marcelo Oliveira. Técnico da mesma “geração” de Abel Braga, é verdade. Mas, com características muitos diferentes, já sinalizando, assim que fora apresentado, mudanças no Tricolor. Mas, o que esperar desse “novo” Fluminense de Marcelo Oliveira? 

No início da temporada deste ano, Abel Braga testou esquema ainda pouco usado no Brasil, mas muito comum na Europa: o 3-5-2. O mesmo, muito criticado, recentemente vinha passando segurança. As chegadas recentes de Nathan Ribeiro e Luan Peres, além de Ibanez, deixaram o comandante tricolor com mais opções para o setor. De “calcanhar de Aquiles”, a zaga do Flu pareceu ser o ponto de confiança de Abel Braga nesta temporada. Pois bem… Entretanto, ao chegar, Marcelo Oliveira deixou claro que deixará de lado o esquema proposto por seu antecessor:  “Joguei com três zagueiros em algumas oportunidades, mas tenho preferência por jogar de outra forma. Vamos montar um sistema que não agrida as características dos atletas. Inicialmente, não jogarei com três zagueiros, mas precisamos ter um sistema bom de marcação”, declarou.

42356922054-bd2943cd6c-o
Marcelo Oliveira propõe mudanças no Fluminense (Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC)

Então, como será o esquema de Marcelo Oliveira? Com as saídas de Nathan Ribeiro e Luan Peres, à priori, o novo comandante do Tricolor deu vaga ao zagueiro recém contratado Digão e ao volante Airton, pouco utilizado na gestão do ex-treinador entrando nas vagas de Renato Chaves e Ibañez. Com o passar dos testes, o comandante tricolor optou, ademais, em dar oportunidade também a Douglas e Robinho. Assim, sem um terceiro zagueiro, Marcelo Oliveira tinha a ideia de ter Douglas reforçando o meio de campo, com o objetivo de auxiliar Sornoza na armação das jogadas. Já Robinho, na vaga de Marcos Jr tem tudo pra disputar posição com o recém chegado Luciano.

Dessa maneira, Marcelo Oliveira tinha em mente uma espécie de 4-2-3-1. Com Airton e Jadson como volantes e Douglas ao lado de Sornoza e Robinho. Bom, tinha em mente… Isso porque, nesta semana, Douglas, que claramente fazia parte dos planos de Marcelo Oliveira, assinou contrato com Corinthians, deixando, então, a vaga no meio campo em aberto. Assim, surge uma incógnita para como o “novo” Fluminense irá se portar. É sabido que Marcelo Oliveira não pretende retornar ao esquema de 3-5-2 proposto por Abel Braga. Diante disso, se optar em seguir com a variação de um 4-5-1, tem como opção Dodi, pouquíssimo utilizado pelo ex-comandante tricolor. Ou, com a chegada de Luciano, poderá trabalhar num 4-4-2, com o atacante ao lado de Pedro.

Provável escalação (4-2-3-1): Júlio César, Gilberto, Gum, Digão, Ayrton Lucas; Jadson, Airton, Sornoza, Dodi, Robinho; Pedro

Provável escalação (4-4-2): Júlio César, Gilberto, Gum, Digão, Ayrton Lucas; Jadson, Airton, Sornoza, Robinho; Luciano (Marcos Jr) e Pedro 

Incertezas, muitas incertezas… assim se sente o torcedor tricolor para a volta do Campeonato Brasileiro. Com a chegada do novo comandante, o ânimo pode melhorar, mas as saídas recentes fazem com que as incógnitas fiquem cada vez mais evidente. O Flu conseguiu manter, durante a janela de transferências, Pedro, artilheiro da equipe. Mas, será o suficiente? O primeiro teste de Marcelo Oliveira à beira do gramado será diante do Vasco na próxima quinta-feira (19). Nada melhor que um clássico para colocar o “pingo nos is” e poder, finalmente, conhecer esse “novo” Fluminense versão 2018.2.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.