Com gol cedo e um a menos, Vasco segura Grêmio e volta à parte de cima da tabela

(Foto destaque: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br)

Depois de marcar aos dois minutos do primeiro tempo, Gigante da Colina teve expulsão aos 31 minutos e teve de segurar ímpeto do Grêmio até o fim do jogo

A eficiência venceu. Foi com este atributo que o Vasco de Gama derrotou o Grêmio por 1 a 0 na tarde deste domingo (22), no estádio São Januário, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol do jogo saiu cedo. Aos dois minutos de partida, Andrés Ríos recebeu cruzamento rasteiro na área, dividiu com Pedro Geromel e encobriu Marcelo Grohe.

Começo empolgante

A equipe Cruz-Maltina era quem “dava as cartas”. Além do gol logo cedo, foi quem mais levou perigo nos lances. Aos quatro minutos, Andrey mandou uma bomba de longe e quase surpreendeu o goleiro gremista, que desviou para escanteio. Nove minutos depois, Andrey fez belo lançamento para Yago Pikachu. O lateral ficou cara a cara com Grohe, tentou uma cavadinha, mas o arqueiro tricolor conseguiu desviar. A primeira boa chance do Grêmio foi aos 23, quando após bate-rebate na área vascaína, a bola sobrou para Marcelo Oliveira, que mandou pra fora.

43527547782_23f5f9979d_z(Foto: Lucas Uebel / Flickr Grêmio)

Aos 31 minutos o jogo mudou. Após carrinho por trás em Luan, Henrique recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. O Vasco, que propunha o jogo passou a  se defender. O Grêmio, que estava atrás no placar cresceu. A partir deste momento o tricolor gaúcho passou a amassar os donos da casa. O técnico Renato Portaluppi prontamente tirou o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira e pôs o atacante Marinho. O comandante alvi-negro, Jorginho, respondeu sacando o atacante Kelvin e pondo o meio-campo Thiago Galhardo.

Defesa consistente na etapa complementar

O segundo tempo começou quente. Logo no primeiro minuto, Éverton arriscou de fora da área e Martín Silva espalmou. Na sequência, Luan pegou o rebote, mas bateu mal na bola. O Grêmio, com sua proposta de muita troca de passe, chegou a ter 78% de posse de bola. Apesar de ter a bola, não conseguia levar perigo ao gol do Vasco. Jogadores como Éverton e Marinho, que tem em sua essência o drible e a velocidade, pareciam não estar em uma boa tarde.

Conforme o tempo foi passando, Renato Portaluppi foi tentando alternativas para furar o bloqueio defensivo do Vasco. Pôs Douglas e Jael na partida, mas a defesa do Gigante da Colina se sobressaía às tentativas da equipe gaúcha. O tricolor teve uma boa chance aos 24 minutos, quando André recebeu na área, após cobrança de falta, e bateu fraco para fácil defesa de Martín Silva. scout doislances

O Vasco respondia apenas no contra-ataque. Com um homem a menos, não queria jogo. Defendia-se para manter os três pontos conquistados parcialmente. Com a entrada do menino Paulo Vitor na vaga de Andrés Ríos, o Cruz-Maltino teve velocidade para atormentar a defesa gremista, mas a efetividade ficou na primeira parte do jogo.

Outro fator que chamou a atenção foi a quantidade de cartões. Foram um total de 12 amarelos e um vermelho. Três foram dados na primeira etapa e nove na segunda. Cada equipe terminou a partida com seis pendurados e Henrique, do Vasco, expulso.

(Imagem: Estatísticas de Vasco [esquerda] e Grêmio [direita] via Sofascore)

Destaques da vitória vascaína

Apesar de o Grêmio comandar grande parte do jogo, nenhum jogador da equipe gaúcha se sobressaiu. No Vasco, o setor de defesa merece aplausos pelo bom jogo que fez. Em especial Breno. O zagueiro fez uma partida quase impecável, tanto com a bola no chão quanto na parte aérea.

Yago Pikachu, que vem sendo destaque há algum tempo, fez mais uma boa partida. O lateral de origem iniciou a partida no setor de meio-campo, mas teve de voltar à defesa após a expulsão de Henrique. O ingresso de Thiago Galhardo foi outro fator providencial para equipe carioca. Galhardo fez uma partida grandiosa, tanto no quesito defensivo, quanto no ataque. Além disso, o camisa 8 do Vasco, entrou na partida como se fosse um líder do grupo, ajudando animicamente a equipe.

doislances destaques.png(Mapa de calor de Vasco [esquerda] e Grêmio [direita] via Whoscored)

Como fica?

Com a vitória, o Vasco chega a 19 pontos e alcança a 9ª posição na tabela. O Grêmio perdeu uma posição e agora é o 6º colocado na tabela com 23 pontos. O Gigante da Colina volta a campo na quarta-feira (25), às 19h30 diante do Liga de Quito-EQU, no Equador, pela Copa Sul-Americana. Na próxima rodada, o tricolor gaúcho recebe o São Paulo, quinta-feira (26) às 19h30, na Arena do Grêmio.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.