Goiânia vê quebra de recordes históricos nesta sexta-feira

A Stock Car, que faz em Goiânia neste domingo (5) a Corrida do Milhão, começou as atividades de pista nesta sexta-feira (3) derrubando recordes históricos. Disputada no anel externo do Autódromo Internacional da capital goiana, em circuito de 2.696 metros e apenas duas curvas à direita, a configuração do traçado já prometia velocidades altíssimas, que se cumpriram nos treinos livres.

O mais rápido do dia foi Lucas di Grassi, da Hero Motorsport. O campeão de 2017 da Fórmula E percorreu os 2.696 metros do anel externo do circuito goiano em 47,756 segundos, a uma média de 203,233 km/h na volta. Esta fica sendo, assim, a volta mais rápida da história da Stock Car até o momento. A última marca que cai havia sido estabelecida há 18 anos, em 2000, por Xandy Negrão no circuito oval de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, quando marcou a pole-position da prova a uma média de 196,061 km/h.

“Que legal, eu não sabia! Isso é bem rápido. O mais importante é termos começado bem. A equipe toda está veloz e o foco não era ser primeiro hoje, mas sim no domingo. Temos de trabalhar ainda, melhorar o carro cada vez mais, porque os concorrentes também vão melhorar”, afirmou Lucas, que não disputou a etapa anterior em Santa Cruz do Sul (RS) por um conflito de datas com a Fórmula E, retorna ao carro da Stock Car pela primeira vez desde sua vitória conquistada na segunda corrida de Londrina, no início de maio, três meses depois.

“Saí do carro depois de vencer em Londrina e só voltei agora. Foi bom ter voltado em uma condição boa, e essa confiança que se adquire no primeiro dia é importante para os próximos, porém não há nada definido. Todos estão andando muito próximos – só hoje tivemos 25 pilotos separados por meio segundo, então vai depender um pouco de acerto, de vácuo, de acerto e de uma série de coisas”, reforçou o competidor, que atingiu uma velocidade máxima de 265 km/h.

Companheiro de Di Grassi, o português Antonio Félix da Costa, que corre a prova como piloto convidado, liderou a primeira sessão e fechou o dia com a segunda melhor marca. Valdeno Brito, primeiro vencedor da história da Corrida do Milhão, foi o terceiro colocado, seguido por Guilherme Salas, Marcos Gomes, Max Wilson, Cacá Bueno, Daniel S erra, Felipe Fraga e Diego Nunes entre os dez primeiros, com Rubens Barrichello em 11º.

Felipe Massa teve nesta sexta o seu reencontro com o carro da Stock Car, depois de ter disputado a Corrida de Duplas ao lado de Cacá Bueno em Interlagos no mês de abril. Ele já destaca alguns pontos a serem melhorados, depois de registrar o 26º e o 29º tempo nas duas sessões – no segundo treino, Massa ficou uma posição à frente do argentino Agustín Canapino. Ambos disputam a prova como convidados da Cimed Chevrolet Racing.

“Não foi um problema com a readaptação, com o jeito de frear e de entrar na curva. Estou sofrendo com a velocidade do carro, que comparando com meus companheiros de equipe estou 5 km/h mais lento de reta. Não perco nas curvas – talvez haja algum detalhe no qual eu tenha de melhorar e aprender, mas não como o que aconteceu hoje. Então temos de entender o problema que faz o carro ser lento nas retas, solucionar e ter um carro mais competitivo amanhã”, descreveu Felipe.

A Stock Car retoma as atividades neste sábado (4) com o treino destinado aos pilotos estreantes às 7h50; a partir das 8h25 acontece o terceiro treino livre, e a classificação será realizada ao meio-dia. A definição do grid de largada para a Corrida do Milhão terá transmissão ao vivo do SporTV. Já a corrida, no domingo (5), tem largada às 11h30 com transmissão ao vivo da TV Globo.

NOVA PROGRAMAÇÃO:
Sábado, 4 de agosto
07h00 – 07h20: 2º Treino Livre – Stock Light
07h25 – 07h45: 2º Treino Livre – Brasileiro de Marcas
07h50 – 08h20: Treino Extra para Rookies – Stock Car
08h25 – 08h45: 3º Treino Livre – Stock Light
08h50 – 09h10: 3º Treino Livre – Brasileiro de Marcas
09h15 – 09h50: 3º Treino Livre – Stock Car (Grupo 1)
09h55 – 10h30: 3º Treino Livre – Stock Car (Grupo 2)
10h35 – 10h55: Classificação – Stock Light
11h00 – 11h10: Classificação – Brasileiro de Marcas
12h00 – 13h00: Classificação – Stock Car
13h30: Largada Corrida 1 – Stock Light
14h35: Largada Corrida 1 – Brasileiro de Marcas

Domingo, 5 de agosto
09h00: Largada Corrida 2 – Brasileiro de Marcas
09h45 – 10h45: VISITAÇÃO AOS BOXES
11h30: Largada Corrida do Milhão – Stock Car
12h50: Largada Corrida 2 – Stock Light

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.