Flu de Marcelo Oliveira é melhor com ou sem a bola? Uma análise dos últimos jogos do Tricolor Carioca

O Fluminense enfrenta na noite deste domingo (5) o Bahia, no Maracanã, buscando se consolidar no Campeonato Brasileiro. A equipe baiana, entretanto, não vem realizando boa campanha no torneio no que diz respeito a jogos fora de casa. O Flu, embalado pela vitória no meio da semana válida pela Copa Sul-Americana conta com seu torcedor para voltar a vencer no Brasileirão. Mas, como?

Recentemente, neste mesmo site, realizei uma análise do trabalho de Marcelo Oliveira a frente do Fluminense (confira: https://doislances.com/2018/07/29/marcelo-oliveira-do-cruzeiro-ou-do-coritiba/). Reitero que é cedo pra dizer, obviamente, se Marcelo Oliveira fará ou não um bom campeonato à frente do Fluminense. Contudo, o Tricolor Carioca já vem mostrando suas mudanças arquitetadas pelo treinador. Entretanto, essas mesmas mudanças, parecem ainda estar um pouco incertas, digamos assim. Bom, vamos aos fatos.

Marcelo Oliveira chegou ao Flu logo no início do recesso para a Copa do Mundo. Assim, teve cerca de um mês para treinar sua equipe. Na primeira partida, empatou com o Vasco, em São Januário, por 1 a 1. De antemão, todavia, peço perdão pelas constantes porcentagens que aparecerão por aqui. Elas se farão necessárias.

Treino do Fluminense 04/08/2018
Foto: Divulgação/Fluminense FC

Voltando… No clássico carioca, o Fluminense de Marcelo Oliveira jogou um futebol aceitável, com 46% de posse de bola e 5 finalizações certas ao gol. O que saltou os olhos do tricolor, acredito eu, contudo, foi o poder de reação da equipe, que iniciou a partida perdendo. Bom, clássico é clássico… Mais uma partida fora de casa: dessa vez, contra o Sport: Novamente, menos posse de bola (44%) e uma partida primorosa na segunda etapa do confronto, quando jogou numa espécie de 4-3-3. Deu certo, 2 a 1 para o Tricolor. Agora, vamos ao jogo dentro de seus domínios. Diante de um Maracanã razoavelmente cheio. Confronto contra o Palmeiras. Ali, de novo, a equipe de Marcelo Oliveira deixou claro que preferiria jogar sem a posse de bola. 41% e apenas 3 finalizações ao gol. Vitória. Ânimo.

Será mesmo que a equipe de Marcelo Oliveira havia deixado claro como preferia jogar? Após uma excelente partida diante do alviverde paulista,  O confronto contra o Ceará tinha tudo para ser o início de uma arrancada para o time das Laranjeiras. Tinha… Entretanto, o modelo tático que vinha surtindo resultado foi, aparentemente, desfeito. Com mais de 60% de posse de bola, o Fluminense jogava, inicialmente, numa espécie de 4-1-4-1, mas enfrentando enormes dificuldades de criação e em levar perigo ao gol adversário. Derrota. 1 a 0 para o lanterna da competição.

TREINO DO FLUMINENSE - 30/07/2018
Foto: Divulgação/FluminenseFC

Bom, onde queremos chegar? O Flu, após placar ruim diante do Ceará, virou a página e ligou o alerta para a Copa Sul-Americana. A partida, aqui já mencionada, foi mais uma peça de um quebra cabeça que ainda está difícil de desvendar. Como a equipe de Marcelo Oliveira prefere jogar? O mapa de calor do Fluminense neste jogo mais parece um fogaréu na área ofensiva. O Flu não sofreu em nenhum momento. Levou perigo a cada segundo. Teve a posse de bola. Criou. Encontrou dificuldades para marcar, é verdade, mas a todo momento esteve mais próximo de fazer gols do que de sofrer. Os números impressionam. Foram 88% (!!) de posse de bola. Altíssimo número para uma equipe que parecia não se importar muito em tê-la. Vitória. 2 a 0.

29945629838_f6cf07fb67_o
Foto: Divulgação/Fluminense FC

Agora, a pergunta que paira no ar para os mais atentos aos números (e aí, novamente, perdão pela quantidade deles aqui, e atento: eles MENTEM!) é: o que o Fluminense irá apresentar diante do Bahia? Será uma equipe que irá pressionar seu visitante ou preferirá jogar sem a bola. Só o confronto dirá. Os tricolores, entretanto, só sonham com a vitória.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.