#ACERVO2L: Futebol é ato político? Conheça mais sobre a Democracia Corintiana

Mais uma vez, voltamos à discussão que, hodiernamente, faz-se presente no meio futebolístico. Futebol se mistura com política? Bom, o ACERVO 2L desta semana irá debater sobre a Ditadura Corintiana, obviamente, sem determinar um lado A ou B como correto, como se fosse um grande FlaFlu. Mas, o texto vale para lembrar uma grande manifestação política – sim, política! – num dos maiores clubes de futebol do Brasil. E não há problemas quanto isso. Engana-se quem pensa que futebol e política não caminham juntos. Caminham de mãos dadas. Apertem os cintos, que o ACERVO está no ar!

Os bons amantes de futebol com certeza conhecem figuras como Sócrates e Casagrande. Estes, grandes jogadores, estiveram à frente em um dos momentos mais nobres da história do Timão. Mas, afinal, o que foi a Democracia Corintiana? Bom, no final de 1981, um movimento buscava ser transgressor no que diz respeito às relações políticas no futebol. E foi. Tal movimento tinha como objetivo mais participação dos atletas e dos funcionários do Corinthians nas decisões que diziam respeito ao clube. Todavia, engana-se que acha que a Democracia Corintiana não foi uma revolução ou uma proposta concebida pelos dos jogadores do Corinthians.

socrates-wladimir-casagrande-corinthians-democracia_e2brr2pvmww71556x5h6qnkdz
Foto: Reprodução 

Tudo começou, contudo, quando o lendário Vicente Matheus deixou a presidência do clube sendo substituído por Waldemar Pires, que escolheu o sociólogo Adilson Monteiro Alves como diretor de futebol do clube. Este, foi, definitivamente um “revolucionário”: aboliu as práticas ditatoriais, até então comuns no futebol brasileiro, e passou a ouvir os jogadores antes de tomar decisões importantes. Quais jogadores? O Corinthians tinha em seu elenco ninguém mais que Casagrande e Sócrates, aqui já mencionados, outrossim, Biro Biro e Zé Maria, por exemplo, também eram protagonistas do time. Dando, juntos, início a um movimento revolucionário no futebol brasileiro: a Democracia Corintiana.

Mas, o que isso tem a ver com a política brasileira? Bom, é válido, então, realizar um recorte histórico. Em 1981, o Corinthians já era um clube extremamente popular. O movimento com a intitulação de “democrático”  foi fundamental para divulgar a necessidade da democracia no Brasil, num momento em que o país lutava pelo fim da Ditadura Militar. Assim, tendo Sócrates como um líder do movimento e chamado de “braço operário” pelos íntimos, o Corinthians, definitivamente, realizou seu papel de transgressor. Os jogadores, liderados pelo “doutor”, passaram a entrar em campo com frases de cunho político, como “Diretas Já!” e “Eu quero votar para presidente”, por exemplo.  O jogador acreditava que por meio do futebol, esporte de grande apelo popular no país, ele poderia se tornar um canalizador de informações sobre a importância e a necessidade da democracia. E ele estava certo, se me permitem uma opinião. Bom, continuando…

socrates-democracia-corinthiana_14o8q45xqkzkx16macy3t54k4t
Foto: Reprodução 

É inegável que o movimento teve claras influências na política do clube e do Brasil. O Corinthians chegou às semifinais do Brasileiro de 1982 e foi campeão paulista em 1982 e 1983. Ademais, conseguiu quitar suas dívidas. Contudo, realizou campanhas fracas em 84 e 85, ano exato que a Democracia Corintiana chegou ao fim. O movimento foi encerrado, é válido lembrar, quando foi eleito Roberto Pasqual, membro da ARENA (aí, é necessário lembrar que tal partido foi criado em 1965 para apoiar o regime militar), deu fim ao projeto alvinegro.

É inegável, então, que a Democracia Corintiana foi deveras importante pra política do clube e do país. Assim, talvez, responda-se à pergunta que intitula esse texto.

Nos vemos em breve no ACERVO 2L!

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.