Ginetta troca motores Mecachrome por AER no Mundial de Endurance

Ausente na próxima etapa do Mundial de Endurance a TRSM Racing que compete com protótipos Ginetta,  substituiu os motores V6 da Mecachrome pelos V6 da AER. Como a mudança precisa ser solicitada para a FIA, a equipe não o fez em tempo hábil, devendo realizar tal manobra com uma janela de 30 dias entre cada evento.

Em nota a equipe lamenta o ocorrido. “A Ginetta está extremamente desapontada com este resultado, já que o fabricante havia garantido que tudo estava pronto para entregar um carro competitivo pronto para a corrida ‘de fábrica’ do fabricante e da equipe”, disse. “Isso incluiu uma mudança de motor para fornecer a potência adicional que faltava na estreia competitiva do G60-LT-P1 em Le Mans.”

“Um novo fabricante foi escolhido optando por mudar para um motor AER V6 P60B quando o fornecedor de motores existente, Mecachrome, confirmou que não poderia fazer as mudanças necessárias. Infelizmente, apesar dos melhores esforços de Ginetta, agora parece que os carros não correrão”.

O calvário da equipe iniciou na abertura do WEC em SPA-Francorchamps quando o patrocínio da Manor acabou comprometendo o orçamento da equipe. Em Le Mans os dois LMP1 enfrentaram problemas de confiabilidade e potência. Charlie Robertson, Michael Simpson e Leo Roussel terminaram em 41º no geral.

O outro lado

A Mecachrome divulgou nota nesta segunda-feira, 06, esclarecendo as declarações da Ginetta. O acordo entre as duas partes se estenderia por toda a super temporada que termina em 2019.

Com as intempéries da etapa de SPA e sem a assinatura do contrato, as relações ficaram complicadas. “Finalmente, um contrato revisado entre a Ginetta e a Mecachrome viu o programa de corrida dos dois carros ser reduzido a apenas incluir Le Mans”, diz o comunicado.

Bruno Engelric, diretor da Mecachrome Motorsport, diz que a corrida limitada de menos de 3.000 km em SPA contribuíram para os problemas em Le Mans. “Essa falta de corridas na preparação para Le Mans significou que continuamos a desenvolver o carro durante o Dia de Testes e a semana da corrida”, disse Engelric.

“Tivemos algumas perguntas sobre o desempenho do motor quando instalamos no carro em comparação com os testes em dinamômetro, mas essa é uma informação crucial que você pode obter apenas com o teste na pista.”

“Havia queixas regulares sobre o motor não serem suficientemente potentes em comparação com outras unidades no mercado, mas desde o primeiro dia, a Ginetta e a Mecachrome tinham concordado que o objetivo principal era terminar Le Mans com a especificação original do motor.”

“Se estivéssemos correndo com um adicional de 50 cv, o resultado final teria sido o mesmo, ou possivelmente pior.”

No comunicado divulgado pela Ginetta na última sexta-feira, não conseguiu fazer alterações para conseguir “potência adicional que faltava na estreia do G60-LT-P1 em Le Mans.”

Em resposta a Mecachrome alega que não poderia continuar o desenvolvimento sem garantias, devido à incerteza financeira da equipe. “Do ponto de vista técnico e de desempenho, a Mecachrome cumpriu os compromissos prometidos e acordados desde o primeiro dia”, disse Engelric.

“As questões financeiras e de negócios antes mesmo da Super Temporada não ajudaram o relacionamento comercial; No lado técnico, e apesar da falta de testes e execução, entregamos o que nos comprometemos.”

“Ficamos surpresos com a escolha de Ginetta e Manor de usar um motor que foi desenvolvido por anos, mas não conseguiu terminar em Le Mans em junho.”

“Ver a bandeira quadriculada em sua primeira participação mostra a qualidade do nosso trabalho e o potencial do motor Mecachrome.”

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.