ESCUDERIA UFSAE, movida pela superação!

Em 2011, um grupo de estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Sergipe tiveram a ideia de criar um espaço onde eles, seus colegas e as futuras gerações de estudantes da área de exatas pudessem estar sempre se desafiando a ir mais longe. Então eles escolheram se desafiar através da concepção, do projeto e da fabricação de um carro de fórmula, afinal é através do desenvolvimento dos carros da Fórmula 1 que boa parte das inovações automotivas são desenvolvidas. Por isso, a reprodução deste tipo de tecnologia seria um desafio não só para o conhecimento técnico dos estudantes como também para as habilidades necessárias em um engenheiro, como o trabalho em equipe, a capacidade de gerir todas as fases de seu projeto e a proatividade. Assim, nascia a Escuderia UFSAE.

Movidos pelo ideal de que podemos fazer sempre mais, a escuderia UFSAE hoje é composta por universitários da UFS dos cursos de engenharia mecânica, elétrica, eletrônica, computação, química e matemática, unidos sob esse mesmo propósito que é juntar tanto os conhecimentos teóricos e práticos do curso, quanto trabalhar a cooperação entre as mais diversas áreas, para construir um protótipo de fórmula SAE.

A Equipe UFSAE teve seu primeiro protótipo desenvolvido e primeira participação em competição em 2013, na qual ficou em 2º colocado do Norte/Nordeste e 24º colocado nacional. No ano seguinte, porém, muitos membros saíram da equipe, que passou por um período de renovação. Foi então que, em 2015, novos líderes a assumiram e reestruturam, tornando-se agora Escuderia UFSAE.

O segundo carro foi então projetado e fabricado para a competição de 2016, a 13ª edição da Fórmula SAE Brasil. Nesta, foi equipe destaque com a 3ª posição na prova de Apresentação e conquistou ainda a 19ª colocação geral.

Em 2017 a equipe participou de sua 3ª competição, destacando-se na prova de eletrônica com um dos melhores chicotes elétricos da competição, embora tenha ocupado a 32º colocação geral.

AA

O PROJETO

POWERTRAIN

O subsistema de motor juntamente com a transmissão forma o Powertrain, sistema que tem como função desde a geração de forca no motor até a transmissão desta para as rodas. Na equipe, os integrantes deste subsistema são responsáveis por projetar a admissão de ar do motor, escapamento, sistema de arrefecimento, manutenção e calibração do mesmo para que ele opere de acordo com as necessidades do protótipo, tendo sempre em vista uma maior eficiência do sistema.

CHASSI E AERODINÂMICA

O Subsistema de Chassi é o responsável pelo projeto da estrutura do chassi do carro, o qual tem como principal função posicionar todos os componentes da forma mais organizada e empacotada possível, tendo também que ser o mais seguro e resistente possível para a segurança do piloto. Além disso, o subsistema de Aerodinâmica, comumente, trabalha junto com chassi, pois é responsável por desenvolver e projetar o design do bólido que seja eficiente em termos de arrasto aerodinâmico e de geração de downforce para melhorar a performance do carro e, para tal, deve-se trabalhar sobre o chassi que fora projetado.

SUSPENSÃO, DIREÇÃO E FREIOS

Estes três subsistemas são responsáveis por todo o comportamento dinâmico do carro, seja em retas ou em curvas. Suspensão é responsável pelo projeto de um conjunto de componentes que visam otimizar o contato dos pneus ao solo para se obter a maior aderência possível e, portanto, mais performance. Além desse, Direção está intimamente ligado à suspensão, visto que é o subsistema responsável pelo projeto e fabricação dos componentes que visam proporcionar aos pilotos a melhor dirigibilidade possível do bólido. Já o subsistema de Freios, também tem forte influência no comportamento do veículo em situações de desacelerações, além também de ser um item essencial de segurança.

ELETRÔNICA

O subsistema de Eletrônica é responsável por planejar e projetar todos os sistemas eletrônicos do veículo. Isso inclui o processo de Instrumentação, o qual, através de sensores, visa obter os mais variados tipos de dados que serão importantes na validação de todos os projetos dos componentes do carro. Além disso, é o subsistema que projeta todo o circuito elétrico do veículo que envolve os sensores da injeção eletrônica do motor, a bateria, motor de arranque e também o painel eletrônico que fica disponível para o piloto mostrando informações essenciais sobre o funcionamento do carro.

GESTÃO

A parte de Gestão é um conjunto de subsistemas que tem como objetivo principal a manutenção da equipe. isso envolve não só a gestão de pessoas como também a imagem da equipe através do Marketing, assim como o setor financeiro que tem como função gerir o orçamento da equipe e elaborar meios para conseguir arrecadar fundos suficientes para a manutenção e fabricação do carro.

Atualmente os planos para o futuro da Escuderia UFSAE consistem em fazer estudos mais aprofundados do último protótipo, a fim de obter dados para aprimorar o próximo modelo. Para tanto, abdicamos de um ano de competição, 2018. Enquanto isso, fazemos a instrumentação em todo o carro e obtemos dados através de vários testes. Ao mesmo tempo que ampliamos nosso conhecimento técnico, reformulamos, também, a estrutura e a gestão da nossa equipe, de modo a conseguirmos maior rendimento nas atividades e consequentemente melhores resultados em provas de cunho empresarial na competição da SAE. Com isso, pretendemos representar bem o estado de Sergipe obtendo um bom resultado no ano de 2019,seguindo o nosso lema Keep Trying.

IMG_2405.JPG

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.