Vasco encara a LDU em busca de virada e classificação na Sul-Americana

Créditos da imagem destacada: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

Em busca de uma virada de placar, já que sofreu 3 a 1 na partida de ida no Equador, o Vasco vai encarar a LDU (EQU) na noite desta quinta-feira (9) às 19h30. Um simples placar de 2 a 0 bastaria para o clube brasileiro, já que marcou um gol fora de casa. A partida é válida pela segunda fase da Copa Sul-Americana, a fase que antecede as oitavas de final, e terá como palco o Estádio de São Januário.

O Vasco que chegou na competição após ficar na terceira posição na Copa Libertadores da América, encarou a LDU há cerca de duas semanas, e perdeu por 3 a 1, em uma partida que o treinador Jorginho poupou diversos jogadores destaques da equipe na temporada, como Yago Pikachu, Ramon e Breno. Esses atletas devem estar de volta no onze inicial para a partida desta quinta.

O que esperar do Vasco

Os torcedores cruzmaltino confiam na ótima temporada de Yago Pikachu e em um meio-campo muito técnico para conseguirem a classificação. Andrey e Desábato formam uma boa dupla de volantes, principalmente na construção inicial dos movimentos ofensivos, com viradas de bola e lançamentos longos. Mais à frente, Giovanni Augusto e Thiago Galhardo formam uma dupla muito técnica e habilidosa, que junto com o Yago Pikachu formam um trio que pode ser bastante perigoso para a LDU. O Vasco não vai contar com Máxi López, que deve estrear somente contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro, e por isso, Andrés Ríos vai ser o responsável por segurar a bola na frente para abrir espaço para os movimentos dos meias ofensivos.

Se o meio-campo cruzmaltino não é um dos problemas para o vascaíno, o mesmo não pode se falar da defesa. O Vasco já sofreu 68 gols em 43 jogos nessa temporada, e mudanças vem aí para o jogo contra a LDU.

“Nós vamos precisar de muita tranquilidade e inteligência para conseguirmos o objetivo da classificação. Não podemos atacar de qualquer maneira, pois a equipe deles vai acabar tendo sucesso se deixarmos espaços. Todos estão conscientes do que precisam fazer dentro das quatro linhas. Não podemos cometer nenhum tipo de erro pois eles podem acabar custando muito caro. A tranquilidade é fundamental, assim como a paciência”. – Martín Silva, goleiro e capitão do Vasco

Nona dupla de zaga no ano

Jorginho optou por não fazer muitas mudanças no time que perdeu para o São Paulo no fim de semana pelo Campeonato Brasileiro por 2 a 1. A única mudança é importante, Ricardo Graça deve deixar o time titular, dando lugar a Oswaldo Henríquez, que formará a dupla de zaga com Breno. Será a nona dupla de zaga titular do Vasco no ano.

São Januário e retrospecto positivo

Na partida de ida, realizada em Quito, muito se falou do retrospecto negativo do Vasco em jogar na altitude, e esse retrospecto acabou aumentando com a derrota cruzmaltina. Mas em compensação, o Vasco tem um bom retrospecto em decisões sul-americanas dentro de São Januário. Nos últimos 11 anos, o time carioca disputou quatro decisões de mata-mata sul-americano dentro de São Januário, e conseguiu a vaga em três delas. Sendo o América (MEX) o único time a impedir a classificação do Vasco, em 2007. Confira:

26/09/2007: Leandro Amaral marcou no último lance e Vasco eliminou o Lanús

1º jogo: Lanús (ARG) 2 x 0 Vasco da Gama

2º jogo: Vasco da Gama 3 x 0 Lanús (ARG)

24/10/2007: Com Romário de técnico e de jogador, Vasco venceu, mas não eliminou o América (MEX).

1º jogo: América (MEX) 2 x 0 Vasco da Gama

2º jogo: Vasco da Gama 1 x 0 América (MEX)

26/10/2011: Vasco goleou o Aurora (BOL) por 8 a 3 e conseguiu a classificação

1º jogo: Aurora (BOL) 3 x 1 Vasco da Gama

2º jogo: Vasco da Gama 8 x 3 Aurora (BOL)

09/11/2011: Com show de Dedé, Vasco fez cinco no Universitário (PER) e passou de fase

1º jogo: Universitário (PER) 2 x 0 Vasco da Gama

2º jogo: Vasco da Gama 5 x 2 Universitário (PER)

Resultado de imagem para vasco x lanus 2007
Leandro Amaral marcou o gol da classificação em 2007 contra o Lanús, aos 45 do 2 tempo

Prováveis escalações

Vasco: Martín Silva; Luiz Gustavo, Breno, Henríquez, Ramon; Andrey, Desábato; Giovanni Augusto, Thiago Galhardo, Pikachu; Ríos. Técnico: Jorginho.

LDU: Gabbarini, Quintero, Guerra, Salaberry e Chalá; Vega, Orejuela, Anderson Julio, Johan Julio e Guerrero; Anangonó. Técnico: Pablo Repetto.

Arbitragem

O trio de arbitragem da partida será paraguaio, formado por Mario Diaz de Vivar, como juiz, e pelos assistentes Juan Zorrilla e Roberto Cañete.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.