Bahia faz o simples fora de casa e avança na Sul-Americana

bahia cerroFoto: Divulgação/Conmebol

O Bahia chegou em Montevidéu ciente de que não seria fácil enfrentar o Cerro, independente da má fase do adversário. Na partida desta quarta-feira (8), o Tricolor chegou a estar com um jogador a menos por 34 minutos, mas no final prevaleceu a experiência de seus jogadores para garantir o empate por 1 a 1, placar agregado de 3 a 1 e a vaga na próxima fase da Copa Sul-Americana. É a primeira vez que o Tricolor avança às oitavas de final do torneio em sua história.

A equipe comandada por Enderson Moreira veio com algumas alterações. Lucas Fonseca, Flávio, Edson e Gilberto deram lugar a Tiago, Everson, Gregore e Edigar Junio. Já o Cerro, comandado por Fernando Correa, contou com o retorno de Anibal Hernández e Santiago Ciganda.

No primeiro tempo, a pressa e o nervosismo do Cerro contrastaram com a calma e a segurança do Bahia, que buscava controlar o meio-campo. Apesar de uma certa pressão inicial do Cerro, a equipe brasileira sempre acabava encontrando as saídas pela direita com Élber, nos espaços deixados por Leandro Zazpe.

Mas foi em um lance despretensioso, aos 18 minutos do primeiro tempo, que saiu o primeiro gol do Bahia. Régis fez jogada pela esquerda e arrumou para Zé Rafael, que estava sem marcação pelo meio, o camisa 10 tricolor não hesitou em tentar de longe, a bola desviou no zagueiro Torres e tirou o goleiro Irrazábal da jogada.

O gol antes da metade do primeiro tempo tirou a equipe do Cerro ainda mais do sério, as divididas começaram a ficar mais ríspidas e alguns princípios de confusão. Os uruguaios tentavam com a bola parada e algumas jogadas de profundidade, mas o sistema defensivo da equipe brasileira prevalecia.

No segundo tempo, com chuva forte no estádio Monumental Luis Tróccoli, pouca coisa mudou. Os uruguaios mantiveram a proposta de jogo com sua bola parada e jogadas de profundidade, quase sempre com Franco López pela direita. Quanto ao Bahia, poucos sustos, exceto quando, aos 14 minutos, Nilton dividiu com Hernández, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

Logo em seguida, aos 17 minutos, o Cerro chegou ao gol de empate, com Leandro Paiva. Em jogada trabalhada dentro da área, o volante bateu na saída de Anderson e deixou tudo igual. O gol deu novo ânimo aos uruguaios, que precisavam de mais três pra se classificar e partiram pra cima. Em inferioridade numérica, o Bahia teve que segurar a pressão uruguaia.

Aos 25, Franco López recebeu em profundidade, passou de Anderson e bateu quase sem ângulo em direção ao gol aberto, a bola caprichosamente cruzou a pequena área e foi pela linha de fundo. E pouco depois, aos 28, em jogada pela esquerda, Zazpe por pouco não marcou o gol da virada, conseguiu deslocar Anderson, mas o zagueiro Tiago salvou em cima da linha.

Daí em diante, o Bahia conseguiu equilibrar as ações, mesmo com um a menos, passou a propor o jogo e controlou o meio-campo. Já o Cerro limitou-se a cruzamentos e não ofereceu mais perigo ao goleiro Anderson.

Com o empate, o Bahia garantiu a classificação, por ter vencido o primeiro jogo por 2 a 0, fechou o placar agregado em 3 a 1, e agora aguarda seu adversário. Agora, o Tricolor viaja de volta à Salvador, onde se prepara para enfrentar o Atlético Mineiro, neste sábado (11) às 19h, pela 18ª rodada do Brasileirão.

Cerro: Irrazábal; Nuñez, Torres, Izquierdo, Zazpe; F.López, Klein, Hernández (Acuña), Paiva; Ciganda (Pinheiro), González. Técnico: Fernando Correa

Bahia: Anderson; Everson, Tiago, Douglas Grolli, Léo; Gregore, Nilton; Élber (Flávio), Zé Rafael, Régis (Elton); Edigar Junio (Junior Brumado).Técnico: Enderson Moreira

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.