Malcom: o que esperar no Barcelona?

Revelado pelo Corinthians em 2014, Malcom Filipe Silva de Oliveira é um dos quatro reforços do Barcelona para a temporada que está por vir – além do zagueiro Clément Lenglet e dos meio-campistas Arthur e Arturo Vidal. O atacante brasileiro quase fechou com a Roma, mas, de última hora, foi contratado pelos culés, pela quantia de 41 milhões de euros (179 milhões de reais).

Ascensão meteórica no Corinthians e passagem de sucesso pelo Bordeaux:

Malcom
Com 17 anos, Malcom marca seu primeiro gol como profissional. (Reprodução: Alexandre Schneider/Getty Images)

O brasileiro de 21 anos estreou profissionalmente no dia 19/03/2014, ao entrar no lugar de Jadson na vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre o Bahia de Feira, pela Copa do Brasil. O primeiro gol viria seis meses depois: contra a Chapecoense, em 18/09, pelo Brasileirão. No ano seguinte, Malcom destacou-se, sendo titular e um dos destaques da equipe hexacampeã brasileira – marcou 5 gols e distribuiu 3 assistências em 31 jogos (29 desses como titular).

Em janeiro de 2016, foi vendido ao Bordeaux por 5 milhões de euros (na época, aproximadamente 21 milhões de reais). Em setembro do ano passado, ao renovar seu contrato, os franceses desembolsaram mais 4,5 milhões de euros (algo em torno dos 16 milhões de reais) para adquirir 15% dos direitos de Malcom que ainda pertenciam ao clube paulista. Na equipe, ele atuou em 94 partidas oficiais, tendo marcado 23 gols e concedido 15 assistências.

A boa impressão deixada nos amistosos e a briga por uma vaga no ataque blaugrana:

Após assinar com o Barcelona, o brasileiro rapidamente embarcou para os Estados Unidos, para realizar a pré-temporada com seus novos companheiros. Na Champions Cup, atuou em três partidas: contra o Tottenham, entrou no segundo tempo e converteu um dos pênaltis na disputa; contra a Roma, foi titular e marcou seu primeiro gol pelo clube, além de ter sido fortemente caçado durante os 62 minutos em que permaneceu em campo; já na última partida, contra o Milan, atuou durante os 90 minutos.

Assim como seus compatriotas Arthur, também recém-chegado ao clube catalão, e Rafinha, que estava emprestado à Internazionale, Malcom foi muito elogiado pelos barcelonistas, em especial pela tremenda personalidade demonstrada nos amistosos. O atacante será peça importante para o Barcelona em 2018/19, sendo uma opção que o técnico Ernesto Valverde não teve na última temporada. Assim como Ousmane Dembélé, pode atuar por ambos os lados do campo, e por isso deve travar uma grande disputa com o francês – talvez, até mesmo para ser titular, caso Philippe Coutinho seja interior no 4-3-3; ou por uma vaga na meia-direita, caso o treinador opte pelo 4-4-2.

O 43º brasileiro na história do Barcelona tem tudo para ter muito sucesso no clube, assim como Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Daniel Alves e muitos outros. E sua primeira partida oficial poderá ser nesse domingo (12), quando o Barcelona entra em campo para enfrentar o Sevilla, pela Supercopa da Espanha, às 17 horas (horário de Brasília). Ainda não se sabe qual será a equipe titular, mas Malcom tem boas chances de iniciar a partida e começar a escrever sua história no Barça.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.