Duelo de Tricolores desfalcados: O que esperar de São Paulo e Fluminense?

O São Paulo de Diego Aguirre vem, de certa forma, surpreendendo até mesmo os mais otimistas. Após um ano ruim de 2017, o Tricolor Paulista é, atualmente, líder isolado do Campeonato Brasileiro. Contando com o apoio de sua torcida, o São Paulo enfrenta o Fluminense, irregular, e, atualmente na 11ª colocação. Em pleno clássico nacional, torna-se difícil, mesmo diante das circunstâncias aqui já apresentadas, ter convicção em declarar o que é provável esperar do confronto. Para além disso, outro agravante: tanto Aguirre quanto Marcelo Oliveira têm problemas para solucionar. Desfalques importantes. Logo, o que é provável de se esperar do clássico nacional no Morumbi?

A equipe paulista é líder da competição. E com mérito. A defesa, e, sobretudo o meio campo sólido são os pilares para a ascensão do Tricolor Paulista. Na zaga, Aguirre novamente não poderá contar com Arboleda.  Todavia, seu principal problema é o meio campo. Tendo praticamente uma tríade de experientes meio campistas, o São Paulo vem tendo uma sequência sólida. São eles: Diego Souza, Nenê e Everton. Dos três jogadores, os dois últimos não poderão estar nos planos do comandante tricolor para o embate diante do Fluminense. Nenê, suspenso dará vaga a Shaylon. Everton, por sua vez, também cumprindo suspensão, tem sua posição disputada por  Everton Felipe, Edimar e Régis.

Se não bastasse, porém, estes dois grandes problemas, Diego Aguirre, de última hora, também descobriu outro grande desfalque: o volante Hudson não treinou com a equipe titular e tem chances remotas de enfrentar o Fluminense, neste domingo, às 16h, no Morumbi. Isso porque, o jogador teve uma hiperextensão do joelho direito no primeiro tempo do confronto contra o Paraná e desfalcou o Tricolor Paulista diante do Ceará, no último final de semana. Dessa maneira, sem Hudson, Aguirre provavelmente irá optar por Luan. Entretanto, a escalação do Tricolor Paulista ainda é um grande mistério, visto que a ausência do volante não foi dada como certa pelo comandante. Logo, o São Paulo provavelmente deverá entrar em campo diante de sua torcida, que lotará o Murumbi neste domingo (2), numa espécie de 4-3-3, com Diego Souza mais adiantado, ao lado de Everton Felipe: Sidão; Bruno Peres, Bruno Alves, Anderson Martins e Reinaldo; Luan (Hudson), Liziero e Shaylon; Rojas, Diego Souza e Everton Felipe (Edimar ou Régis).

41747695532_eeabe93fa2_o.jpg
No primeiro turno, tudo igual: 1 a 1 no Maracanã (Foto: Mailson Santana/Fluminense FC)

Se Diego Aguirre tem problemas para escalar o São Paulo, Marcelo Oliveira, por outro lado, não pode sentir “inveja”. Isso porque o comandante do Tricolor Carioca também tem sérios desfalques para o confronto diante do líder do Campeonato Brasileiro. Gum, capitão do Flu, está suspenso, após receber seu terceiro cartão amarelo na partida contra o Cruzeiro, em falta boba, que culminou um dos gols da equipe mineira na derrota por 2 a 1 na última rodada do campeonato. É certo que a titularidade de Gum é questionada por parte da torcida tricolor. Muitos, inclusive, podem questionar, ademais, se sua ausência é um desfalque ou um reforço. Todavia, o que tem de certo é que Marcelo Oliveira contará com Ibañez. Assim, o Flu ganhará melhor saída de bola, entretanto, poderá perder em liderança dentro das quatro linhas.

Porém, não é o “desfalque” (aspas com motivação já explicada) de Gum que traz dor de cabeça a Marcelo Oliveira. O comandante do Fluminense não poderá contar, por algumas partidas com seu artilheiro Pedro. Isso já estava previsto, é verdade, já que o centro avante havia sido convocado por Tite para compor a Seleção Brasileira. Entretanto, Pedro sofreu lesão na última partida do Tricolor Carioca, e, tende a ficar fora dos gramados por, no mínimo, 20 dias. Assim, Marcelo Oliveira optará por Kayke. Atacante experiente, é verdade. Mas, que chegou ao Flu muito questionado pela torcida tricolor. Não pelo seu nível técnico, mas pela falta de critério por parte da diretoria de futebol em contratar mais um atacante para uma equipe que só conta com Sornoza como meio campo armador – este, que, por sinal, também desfalcará em breve o Tricolor Carioca. Cenas de um próximo capítulo -. Assim, cabe a Kayke, além de substituir o artilheiro do Campeonato Brasileiro, também diminuir a incerteza do torcedor do Flu.

Com esses desfalques, ademais, Marcelo Oliveira provavelmente irá mudar, mais uma vez, o esquema tático do Tricolor Carioca. Neste site, foi recorrente alguns textos analíticos, de minha autoria, sobre como a equipe de Marcelo é organizada dentro das quatro linhas. Nenhum destes textos, entretanto, chegou à uma conclusão. Não por falta de tentativa, saliento. Mas sim por falta de regularidade. Mais uma vez, o treinador tricolor tenderá a mudar a forma do Fluminense jogar. A equipe carioca provavelmente entrará em campo numa espécie de 4-3-1-2, tendo Sornoza como referência de criação e Everaldo, ao lado de Kayke no ataque:  Julio César; Gilberto, Digão, Ibanez e Ayrton Lucas; Richard, Jadson, Dodi e Sornoza; Everaldo e Kayke. Assim, Marcelo Oliveira recuará mais uma vez, abrindo mão do esquema com três zagueiros que tentou reutilizar no Tricolor Carioca. E, novamente, com três volantes. Não que isso fosse um problema, ressalto, visto que Dodi é um jogador agudo. Mas, que causa arrepios por parte daqueles que esperam um time mais incisivo, digamos.

30519321318_6f70924678_k
Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

Dessa maneira, o que pode-se esperar do confronto de Tricolores, provavelmente, é uma partida em aberto. O São Paulo, líder do Campeonato e contando com o apoio de mais de 50 mil torcedores no Morumbi, deverá provar que tem elenco para ser campeão brasileiro e não é dependente de sua “tríade” de meio campistas. O Flu, por sua vez, se não quiser olhar para a tabela da competição visando não entrar na zona da degola, tem que voltar a vencer fora de casa. Para isso, porém, enfrentará a dura missão de enfrentar o líder São Paulo sem seu principal jogador, Pedro. Há de ser, por fim, um belíssimo confronto. Esperamos.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.