Clássico do Povo: quem é o maior vencedor do duelo Flamengo X Corinthians?

Foto em destaque: Getty Images / Latin Content

Donos das duas maiores torcidas do país, Flamengo e Corinthians mais uma vez realizarão um confronto histórico. Valendo vaga na grande final da Copa do Brasil, o jogo de ida do Clássico do Povo ocorrerá na próxima quarta-feira (12), às 21h45 (de Brasília), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

O rubro-negro carioca não vive o seu melhor momento na temporada. Além de ter perdido a liderança do Campeonato Brasileiro e estar cinco pontos atrás do líder Internacional, o Flamengo foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores e deposita todas as suas esperanças na Copa do Brasil, uma vez que o certame de pontos corridos se mostra cada vez mais distante. Sob olhar de desconfiança – fruto da eliminação e da queda de rendimento no Brasileirão -, o técnico Maurício Barbieri depende de um bom resultado agregado a classificação para a grande final, visto que sua permanência no cargo passa por questionamentos.

Do lado paulista a situação é ainda pior. Atual campeão nacional, o alvinegro contratou recentemente Jair Ventura, colocando Osmar Loss de volta para função de auxiliar em vista dos maus resultados – eliminação na Libertadores e sequência de revés no Campeonato Brasileiro. Distanciando-se da parte de cima da tabela na competição de pontos corridos, o Corinthians precisa chegar até a final para dar uma resposta a sua torcida, de modo que a Fiel não está nada satisfeita com o panorama atual: perda de jogadores importantes, eliminação e distanciamento das taças; dura missão para o novo comandante, que em sua partida de estreia foi derrotado pelo rival Palmeiras.

Com tanta história por trás do confronto, nós do doislances apuramos: quem mais venceu o Clássico do Povo?

Sem título
Flamengo e Corinthians novamente farão jogo decisivo; Diego (esq.) e Pedrinho (dir.) podem ser decisivos para seus clubes (Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Em vantagem nos confrontos gerais, Corinthians é inferior ao Flamengo em duelos de mata-mata

Contando todos os embates – incluindo amistosos -, o Clássico do Povo já ocorreu 131 vezes, sendo 52 vitórias do alvinegro e 51 do rubro-negro, além de 28 empates. Até aqui, os paulistas balançaram as redes 204 vezes, contra 202 gols anotados pelos cariocas.

Apurando apenas jogos oficiais, são 99 duelos realizados pelas equipes de maior torcida no Brasil. O confronto está empatado até aqui, pois são 40 vitórias para cada lado e 19 empates, com 143 gols do Timão e 147 do Flamengo.

Pelo Campeonato Brasileiro, a superioridade é do Corinthians. São 24 vitórias para os alvinegros, 17 empates e 23 vitórias rubro-negras. Em números de gols anotados a superioridade é mínima para o Flamengo, possuindo 85 gols marcados contra 84 do rival.

torcida-flamengo-corinthians-brasileirao-23-10-2016_r4u0zhihzhpg1ckxzhwy257fq
Maracanã receberá a partida de ida (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo/ Divulgação)

Diminuindo o recorte, apuramos quem mais venceu no palco do duelo desta quarta-feira, o Maracanã. No “Maior do Mundo” a superioridade é larga dos cariocas: 24 vitórias e 73 gols marcados, contra apenas 10 vitórias dos paulistas e 39 gols anotados.

Partindo para a Arena Corinthians, estádio do jogo de volta, o Timão está invicto. Com apenas três confrontos realizados, são duas vitórias alvinegras e um empate, tendo um total de seis gols pró e apenas um sofrido.

Visto que a nova casa foi inaugurada em 2014, precisamos relembrar do antigo lar da fiel torcida: o Pacaembu. O histórico estádio recebeu o Clássico do Povo 47 vezes, com 26 vitórias corintianas e 13 flamenguistas, além de oito vezes em que nenhuma das equipes saíram vitoriosas. Justificando a larga vantagem, o Timão marcou 96 vezes em sua antiga casa, enquanto o Mengão anotou 67 tentos.

1026041214-612x612
Arena Corinthians receberá a partida decisiva do confronto (Foto: Getty Images Sport / Alexandre Schneider)

Por último mas não menos importante, apuramos os duelos de mata-mata entre as duas equipes. O confronto de semifinal que se inicia nesta quarta-feira será o sexto embate de mata-mata entre as duas equipes, possuindo em sua história um fato curioso: nos cinco duelos até aqui, vantagem para o Flamengo que sagrou-se vitorioso em três oportunidades, porém o Corinthians é quem possui mais vitórias. Isso porquê, em quatro dos cinco duelos houveram jogos de ida e volta, com um total de oito jogos e quatro vitórias para cada lado. No entanto, houve um confronto de partida única, onde o Corinthians foi o vencedor.

Dessa forma, são nove jogos ao total, com cinco vitórias alvinegras e quatro rubro-negras, mas com três triunfos para o lado dos cariocas e dois para os paulistas, de modo que o Flamengo saiu vitorioso nas três ocasiões pelo placar agregado, enquanto o Corinthians conseguiu esse feito em apenas uma, além de ser o clube vitorioso – como já mencionado – no duelo que contou com apenas uma partida. Em número de gols, são 12 tentos anotados para os rubro-negros e 13 para os alvinegros.

A história do confronto é acirrada em todos os quesitos. Dessa forma, podemos esperar um grande duelo, mesmo que hoje o elenco do Flamengo seja superior, a memória do embate nos mostra que não há favorito e qualquer um dos dois pode sagrar-se vitorioso.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.