Raio X: Palmeiras x Cruzeiro pela semifinal da Copa do Brasil

Nesta quarta (12), no Allianz Parque, Palmeiras e Cruzeiro iniciam a disputa por uma das vaga na final da Copa do Brasil. No primeiro jogo da semifinal, será o 93º confronto Palestrino da história.

O primeiro jogo entre os Palestras aconteceu em 1930, e valeu a conquista do Troféu Lineu Prestes para os paulistas. De lá pra cá, já foram 92 jogos, sendo 34 vitórias cruzeirenses, 31 palmeirenses e 27 empates. No Campeonato Brasileiro, foram 61 confrontos, com 24 vitórias do Cruzeiro e 84 gols marcados, 18 vitórias do Palmeiras e 78 gols marcados, e 19 empates.

Cruzeiro x Palmeiras - 1º turno
(Foto: Flickr Sociedade Esportiva Palmeiras)

Na Copa do Brasil, Palmeiras e Cruzeiro já se enfrentaram quatro vezes. Em 1996 as equipes protagonizaram a grande final. No Mineirão, empate por 1 a 1, já na partida de volta, o time mineiro derrotou o Porco em casa por 2 a 1, se sagrando campeão daquele ano. Em 1998, foi a vez do Palmeiras ser campeão encima do Cruzeiro. A Raposa venceu por 1 a 0 em Belo Horizonte, mas no Morumbi, a equipe paulista marcou dois gols e levou a taça.

Nesta última década, foram dois confrontos. Em 2015, Palmeiras e Cruzeiro se encontraram nas oitavas de final, com duas vitórias equilibradas do Porco – 2 a 1 no Allianz Parque e 3 a 2 no Mineirão. Em 2017, mais dois confrontos equilibrados, dessa vez pelas quartas de final. Dois empates, por 3 a 3 em SP e por 1 a 1 em BH, classificaram a Raposa para a próxima fase naquele ano.

O confronto desta quarta-feira será a partida de desempate no duelo Palestrino. E o vencedor da partida vai com moral à final da Copa do Brasil, uma vez que em todos os confrontos nessa competição, o vencedor do jogo se tornou campeão do torneio.

Copa do Brasil - Campeões
(Foto1: Washington Alves / Light Press / Cruzeiro)                       (Foto2: César Greco/Divulgação)

Pela Copa do Brasil, o Cruzeiro já foi cinco vezes campeão, enquanto o Palmeiras conquistou a taça três vezes. No Allianz Parque, as equipes se enfrentaram em quatro jogos, com três empates e uma vitória alviverde.  Apesar da leve vantagem palmeirense, a Raposa não perde para a equipe paulista desde 2015, quando foi derrotado por 3 a 2 pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Luiz Felipe Scolari e Mano Menezes também fazem um duelo à parte. Os dois treinadores são especialistas na competição, os maiores campeões da Copa do Brasil. Felipão lidera a lista, com quatro título – Criciúma (1991), Grêmio (1994) e duas vezes com o Palmeiras (1998 e 2012) – enquanto o Mano está em segundo lugar, levantando a taça duas vezes – com Corinthians (2009) e Cruzeiro (2017).

Felipão e Mano
Felipão e Mano em 2014 (Foto: Editoria de Arte do Globo Esporte)
Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.